Cenários de recursos naturais e econômicos restritivos favorecem trabalho das Consultorias Ambientais

consultoria-ambiental






















As atividades que envolvem as consultorias ambientais no Brasil vivenciam uma forte expansão nos últimos 20 anos influenciada, principalmente, pela necessidade de alinhamento das empresas com as exigências ambientais globais.

Desde 2015, com os cenários naturais e econômicos restritivos o trabalho das consultorias ambientais encontram um campo fértil e dinâmico para atuar no país. 

O crescimento especializado deste mercado favorece uma área de atuação profissional multidisciplinar e em sintonia com as principais tendências e inovações em prol da sustentabilidade industrial.

O desenvolvimento sustentável exige mudanças de ordem econômica, social e ambiental em organizações público e privadas, o que faz com que o alinhamento à sustentabilidade atrelado ao aumento da eficiência produtiva seja crucial para a perenidade das empresas no mercado.

Esse fator tem sido um dos principais responsáveis pelo aumento da procura dos serviços oferecidos pelas consultorias ambientais no Brasil, setor que vivencia uma expansão nos últimos 20 anos e que favorece um campo de atuação multidisciplinar e em sintonia com as principais tendências e inovações em prol da sustentabilidade industrial.

A contribuição para essa ascensão vem também por intermédio de cenários ambientais e econômicos restritivos vivenciados nacionalmente nos últimos tempos, que levam, por exemplo, à necessidade de redução de consumo de água e energia nas indústrias, o que, consequentemente favorece um campo de atuação para vários profissionais com experiência na área ambiental, uma vez que os consultores podem ajudar as organizações a economizarem insumos naturais, atenderem as exigências legislativas e utilizarem com mais eficiência o tempo e os recursos financeiros, reduzindo, principalmente, os impactos socioambientais de seus negócios.

Esse boom em prol das consultorias ambientais não é uma realidade só no Brasil. Seus reflexos já são notados no mundo todo. 

Em termos globais, uma pesquisa da empresa Enviroment Analyst apontou que mesmo com o momento de crise que vivenciam vários países, o setor de consultoria ambiental atingiu US$ 27,5 bilhões em 2014, com previsão de chegar aos US$ 30,5 bilhões dentro de cinco anos, o que significa um aumento de 10,7 por cento sobre o valor de 2014.

Ainda com base nos resultados da pesquisa Enviroment Analyst, a mesma apontou que existe uma ampla área de atuação para as consultorias ambientais em termos mundiais, mas são os serviços de descontaminação de terrenos os mais demandados. 

A atividade responde por 33% da receita do setor, à frente da quota de 23% detida por serviços de gestão de água e de resíduos.

Esses dados demonstram que as consultorias ambientais tem condições de atingir patamares positivos também no Brasil. 

E é isso que a XVIII FIMAI ECOMONDO Brasil – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2016, no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, vai mostrar, com a presenças das mais renomadas e importantes empresas deste setor durante a exposição.

O objetivo da FIMAI ECOMONDO BRASIL é apresentar equipamentos e soluções tecnológicas avançadas, já utilizadas no mercado internacional, e difundir os principais conteúdos para a formação especializada em prol do desenvolvimento de processos e sistemas de produção sustentáveis contemplando Água, Resíduos, Energias Renováveis, Emissões, Laboratórios, Equipamentos, Recuperação de Áreas Contaminadas, Tecnologias, Economia Verde, entre outros.

Serviço

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Verde
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – CEP: 02055-000
São Paulo-SP
Horário: das 13h às 20h
Data: 4, 5 e 6 de Outubro de 2016
Entrada franca. Os seminários são pagos, com inscrições prévias no site

Nenhum comentário: