FACISC lança Agenda Sustentável SC!



 
O Programa pretende colocar a sustentabilidade em pauta na agenda dos empresários catarinenses.


A sustentabilidade é um tema que desde do ano 2000 está na pauta da sociedade. 

Perguntas como: "Que impactos deixaremos para as futuras gerações? 
Qual a nossa responsabilidade perante os recursos naturais?" são apenas alguns dos questionamentos que levam as empresas a buscarem o desenvolvimento sustentável. 

Foi pensando nisso que Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) criou a Agenda Sustentável SC. 

A iniciativa pretende difundir o conceito de sustentabilidade baseado no tripé ambiental, econômico e social. 

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae sobre sustentabilidade, 90,3% dos entrevistados deram notas médias ou baixas sobre seu conhecimento acerca de sustentabilidade e meio ambiente e 59,5% dos empresários veem a sustentabilidade como uma oportunidade de ganho. 

A Agenda desenvolverá um Programa de Formação para a Sustentabilidade com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar os profissionais que atuam com responsabilidade social e Sustentabilidade dentro das organizações, disseminar ferramentas de gestão inovadoras e cases de sucesso nacionais, e formar uma rede de parcerias estratégicas para o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.

Para o vice-presidente da FACISC, André Gaidzinski, o programa foi criado para atender uma demanda por formação detectada no meio empresarial. 

"Nossa intenção é preencher uma lacuna quando se trata de formação e informação na área de gestão para a sustentabilidade em nosso Estado".

Embaixadora dos Objetivos do Milênio (ODM), a proposta da FACISC é, a partir deste ano, disseminar conhecimentos sobre Responsabilidade sustentabilidade e responsabilidade social por meio de cursos, palestras, workshops e painéis com cases de sucesso. 

"Acreditamos que o desenvolvimento sustentável só acontecerá quando as ideias sustentáveis fizerem parte da cultura social e organizacional e a base deste processo é, sem dúvida, uma educação inovadora capaz de promover a evolução das ideias acerca do tema. 

Por isso, estes eventos serão o instrumento para aproximar os empresários dos conhecimentos", destaca Mário Sérgio Zilli Bacic, vice-presidente sócio empresarial da FACISC. 

Serão 56 horas de treinamentos que impactarão em cerca de 400 pessoas.

O tema sustentabilidade tem ocupado cada vez mais espaço nas ações empreendidas dentro das organizações. 

"Percebemos que além de defender a sustentabilidade em prol do desenvolvimento, precisávamos fazer algo mais para disseminar os conceitos e estimular as práticas no meio empresarial", expõe o diretor.

Seguindo as demandas globais por sustentabilidade, as organizações perceberam a relevância de seu papel na sociedade e em parceria com os governos. Por esta razão, a responsabilidade social, mais do que um conceito, transformou-se em um diálogo mundial, onde há espaço para todas as vozes. 

"Colocar o tema em discussão e mantê-lo em pauta é o objetivo da FACISC, com este projeto, promovendo assim conhecimento e intercâmbios entre as pessoas e organizações que lideram essas ideias em Santa Catarina", esclarece Mário Sérgio.

Para o alcance dos objetivos, o Programa também segue com referenciais norteadores de sustentabilidade a ISO 20121 - Gestão da Sustentabilidade em Eventos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que definirão todos os processos de execução, desde a organização até a conclusão dos eventos.

A proposta tem o apoio técnico e parceria das empresas PROJETA Planejamento e Marketing e Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, especializadas no tema sustentabilidade e investimento social privado e ainda está aberta para organizações que tiverem interesse em apoiar a realização da iniciativa.

Mais resultados da Pesquisa:

- 62,7% dos empresários atribuem algum critério de sustentabilidade ambiental na avaliação dos fornecedores;

- Quanto a sustentabilidade social, 79% demonstrou ter algum conhecimento sobre o tema;

- 64,7% estimula a alfabetização de seus empregados;

- 50,2% subsidia cursos para seus empregados;

- 49,6% deram notas baixas para o quanto estimula seus empregados a realizarem trabalhos voluntários;

- 56,1% das empresas não têm métodos para avaliar a satisfação de seus clientes.


Fonte: Assessoria de imprensa da FACISC
Silvia Chioca
(48) 3204.8116/ (48) 9963.1676/ 8431.7153

Nenhum comentário: