Internet a partir da lâmpada

Um novo sistema tem sido chamado de Li-Fi e pode substituir o tradicional Wi-Fi

Clipping/lightingnow

shutterstock
O atual sistema utilizado nas residências ao redor do mundo, o Wi-Fi (wireless fidelity, em inglês), é eficiente, porém tem suas limitações. 

Quem não passou raiva com as constantes quedas no serviço wireless da internet quando se está usando o notebook ou tablet?



Se você pudesse ver os sinais flutuando pela sua sala, veria que o espaço é densamente povoado por sinais Wi-Fi de roteadores e dispositivos competindo pelas bandas disponíveis. 

Até seu forno de micro-ondas entra nessa trapalhada, pois emite ondas na mesma frequência do roteador.

Pensando numa maneira mais eficiente de transmitir informações, o Grupo Haas e os pesquisadores da Universidade de Cambridge, em Oxford, estão já na fase avançada de um projeto de quatro anos, financiado pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Físicas e Engenharia. 

O projeto usa as famosas luminárias de teto, encontradas nas casas e outras edificações, para prover internet de alta velocidade a curtas distâncias.

O sistema tem sido chamado de Li-Fi e pode substituir o tradicional roteador Wi-Fi:

li-fi (1)
Primeiro, os dados são transmitidos para uma lâmpada LED – que poderia ser a que ilumina a sala em que você está sentado agora. 

A lâmpada se ascende e apaga muito rapidamente, até bilhões de vezes por segundo. 

Esta oscilação é tão rápida que o olho humano não consegue perceber, dando a impressão de que a luz está apenas acesa. Então, um receptor em um computador ou dispositivo móvel – basicamente, uma pequena câmera que pode ver a luz visível – decodifica esse “piscar” em dados.

Lâmpadas LED podem oscilar rápido o suficiente para transmitir dados cerca de 10 vezes mais rápido que as redes Wi-Fi tradicionais. 

E isso deve melhorar com o avanço da tecnologia Li-Fi.

Segundo testes realizados pelos pesquisadores, a frequência luminosa mostrou-se mais eficiente que ondas de rádio e consegue conectar até quatro computadores ao mesmo tempo. 

Como a conexão Li-Fi é de baixo custo, pode se expandir rapidamente em mercados com grande número de consumidores, como é o caso da China.

Novos modelos de iluminação LED poderão atingir velocidades de 10 Gigabits por segundo e transmitir dados a uma distância de 10 metros. 

Futuramente serão possíveis velocidades entre 15 Gb/s, isto é, mais de 2 vezes a velocidade das Wi-Fi’s convencionais. Veja abaixo o vídeo onde o professor Harald Hass, presidente de Comunicações Móveis, LiFi e Luzes Visíveis do Instituto de Comunicação Digital, explica a tecnologia:

Essa tecnologia traria benefícios ao substituir outras conexões conhecidas, como a Bluetooth ou a própria conexão via cabo, a USB. Pois é, sua luminária nunca pareceu tão interessante, não é mesmo?

Nenhum comentário: