Zoo na Dinamarca quer deixar animais livres enquanto os humanos se escondem para observá-los

Por Valeria Scavone


Com o objetivo de criar um ambiente mais livre para os animais, um zoológico da Dinamarca anuncia um projeto inovador no qual as pessoas trocam de lugar com os animais: enquanto os bichinhos passeiam livremente, os visitantes escondem-se para observá-los.

O projeto, desenvolvido pelo escritório dinamarquês BIG, trabalhou os últimos dois anos para alcançar a proposta de “zoológico mais desenvolvido do mundo”. 

De acordo com o diretor doZoológico Givskud, a transformação do parque se beneficiará por integrar a paisagem natural com uma arquitetura de ponta sem que a presença humana interfira na vida cotidiana dos animais. 

Serão 1,2 milhão de metros quadrados onde animais da Ásia, África e América viverão sem saber que estão sendo observados.

A ideia é que, ao chegar no Zootopia (novo nome que terá o zoológico), o ponto de partida seja uma praça circular que dará acesso aos portões dos três ambientes dos diferentes continentes.

Outra opção para passear pelo Zootopia, é por uma trilha de 4Km onde os visitantes serão transportados por uma cápsula espelhada. 

Como o objetivo é trocar humanos de lugar com os animais, será possível, também, se esconder entre os elementos do novo zoológico para observar os bichos. Para ter uma vista panorâmica do projeto e de todos os continentes, os visitantes poderão subir no topo do prédio que circunda a praça principal.


zootopia-4
zootopia-2
zootopia-5
zootopia-6
zootopia-7
zootopia-8

A revitalização total do projeto pode levar cerca de 20 anos para ser concluída.

Mas, segundoBjarke Ingels, um dos arquitetos mais renomados da Dinamarca e idealizador do Zootopia, a primeira fase poderá ser entregue em 2019, quando o Givskud Zoo completará 50 anos.

Nenhum comentário: