Supermercado sustentável no Distrito Federal cria alternativas para reduzir o impacto no meio-ambiente

A tendência de construções ecológicas não está restrita apenas a casas particulares – clique aqui para ler o que já falamos sobre elas no Hypeness. 

O uso eficiente da energia e a redução da emissão de produtos nocivos ao meio ambiente começa a fazer parte também da estratégia de algumas marcas. 

No Distrito Federal, a rede de supermercados Super Maia anunciou sua primeira loja sustentável, no início desse ano, com o objetivo de diminuir danos provocados ao ambiente e de engajar a própria comunidade nessa tarefa.

Localizada na cidade de Sobradinho, a loja adotou uma série de medidas que reduzem o impacto ambiental do espaço. 

A começar pela iluminação – se muitos mercados e shoppings preferem o uso da luz artificial, é com a luz do sol que a loja do Super Maia é iluminada. Dessa forma, as lâmpadas só funcionam à noite ou em dias nublados e, ainda assim, buscam a sustentabilidade. 

Todas as lâmpadas da loja são de LED, o que significa que, além de durarem 25 vezes mais que as comuns, o que reduz a quantidade de descarte, são recicláveis. 

Com a poupança que é feita com o uso dessas lâmpadas, é possível iluminar 700 casas populares, além da importância de não emitirem raios UV e da ausência de mercúrio ou qualquer outro material nocivo para o ambiente.


supermaia1


Para manter a temperatura suportável mesmo nos dias mais quentes, a loja não pretende recorrer ao ar condicionado. Pelo contrário, ela foi instalada com um telhado térmico, que permite também uma economia de energia, tal como a opção por captar água da chuva permite reduzir o consumo desse bem tão essencial e tão escasso em diversas partes do mundo.

Esta loja de Sobradinho utiliza ainda um Sistema de Câmaras e Balcões refrigerados que não provocam o efeito de estufa, e wi-fi e fibra ótica, em vez das toneladas de fio de cobre que seriam necessárias.


supermaia2


Claro que a ideia é tornar esta forma de atuação uma tendência e as outras lojas da cadeia de supermercados já estão colocando em prática outras medidas importantes para reduzir seu impacto ambiental, como o foco em produtos orgânicos, que não usam agrotóxicos prejudiciais ao ambiente, serviço de coleta e reciclagem de óleos e gorduras e outros resíduos, sacolas feitas com material biodegradável, torneiras de pressão, para um uso mais racional da água, e secadores de mão com baixo consumo de energia, poupando também as árvores.

Além disso, a rede espera em breve disponibilizar uma estação de coleta seletiva de lixo para seus clientes, a juntar à destinação para compostagem de todo material orgânico que já faz.


supermaia3


A tendência da sustentabilidade em supermercados é crescente e muitas outras redes já trabalham no sentido de minimizar danos ao ambiente e de incentivar esse comportamento na comunidade a que atendem. E o legal é que isso cada vez mais está transformando os próprios padrões comportamentais das pessoas.

Nesse aspeto, a rede Super Maia tem feito um trabalho bem interessante no Facebook. Lá os responsáveis colocam imagens com dicas, curiosidades e ideias para um mundo melhor e mais sustentável, com todas as explicações na descrição de cada imagem.

Deixamos abaixo alguns exemplos, que você não pode deixar de acompanhar:

Alimentos2


“Os painéis solares são formados por células fotovoltaicas, que são dispositivos semicondutores com propriedade de captar a luz do sol e transformá-la em energia, gerando uma corrente elétrica capaz de circular num circuito externo. 

E durante a noite? Eles tem um meio para armazenar a energia gerada, como um acumulador eletroquímico, para suprir essa demanda quando a incidência solar for baixa”.


Alimentos3


“Para evitar que o óleo de cozinha seja lançado na rede de esgoto, a solução é reciclar o produto. As possibilidades agrupam a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e até biodiesel.

O SuperMaia de Sobradinho deu início a um sistema de coleta e reciclagem de óleo, gordura e resíduos, além de vários pontos de coleta seletiva de lixo. Faça parte você também do Programa de Gestão Sustentável!”


Alimentos4

“Não precisamos ir tão longe para encontrarmos ideias que transformam para melhor o nosso planeta. Desde a reciclagem de materiais, que reaproveita ao invés de acumular, ao simples ato de controlar o consumo de água.

Pensando nisso, criamos o Programa de Gestão Sustentável, PGS. Sempre que você se deparar com essa tag, o SuperMaia esteve presente nesta atitude sustentável!”

Todas as fotos © SuperMaia

Há algum tempo falamos aqui de uma start up alemã que criou o primeiro supermercado do mundo em que não se faz uso de embalagens descartáveis. 

Por lá, a sustentabilidade de lojas tem sido levada bem mais a sério – 

clique aqui para ler.

Via: www.hypeness.com.br

Nenhum comentário: