Estratégias para a ecoeficiência e dicas de planejamento financeiro, ajudam empreendimentos turísticos a serem mais sustentáveis e aumentarem a sua rentabilidade.
São Paulo, 9 de setembro de 2014 - Para incentivar a adoção de medidas de ecoeficiência com benefícios visíveis e aumento da rentabilidade do negócio, a campanha Passaporte Verde apresenta o guia “Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas”.
Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com apoio-técnico financeiro do Itaú Unibanco, o guia é voltado para empresários e gestores do setor de turismo, em especial os de hospedagem e alimentação. A publicação é parte integrante da campanha Passaporte Verde e foi lançada juntamente com o 3o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, dia 9 de setembro, em São Paulo.
Faça o download do guia na Biblioteca Passaporte Verde:
“O guia traz orientações práticas para auxiliar o trade do turismo a melhorar a sua produção. Com isso, temos o objetivo de aumentar a consciência do setor produtivo quanto ao seu potencial em contribuir para o desenvolvimento sustentável”, afirma a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú.
O guia amplifica o trabalho iniciado durante as Jornadas da Sustentabilidade – seminário realizado entre 29 de maio e 9 de junho, em parceria com o Itaú Unibanco, que reuniu mais 200 empresários e gestores de empreendimentos turísticos em cinco cidades-sede da Copa do Mundo: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A primeira parte do guia aborda estratégias a serem adotadas no negócio em cinco itens: eficiência energética, uso racional da água, redução no desperdício de alimentos, gestão eficiente de resíduos e responsabilidade social. A segunda parte publicação trata do planejamento financeiro, com dicas para elaboração de orçamento, cronograma e possibilidades para investir nas ações.
Compromisso Passaporte Verde – O guia também incentiva o engajamento do trade de turismo no Compromisso Passaporte Verde. Trata-se de uma ação voluntária de estabelecimentos, que ao se engajar na campanha se comprometem com práticas responsáveis de produção e serviços. Por meio de uma autoavaliação, disponível online, é possível conhecer o nível de sustentabilidade do negócio e firmar compromissos para seu aprimoramento.
Ao aderir ao Compromisso Passaporte Verde, o estabelecimento também obtém um novo canal de promoção do seu negócio, já que ele passa a fazer parte da lista de locais engajados na campanha e disponíveis para consultas dos consumidores via portal, aplicativo móvel e canais de mídias sociais da iniciativa. No ambiente online, o empresário também terá acesso a material de apoio para orientar o cumprimento das metas estabelecidas e garantir um melhor posicionamento do negócio junto ao público.
Ação global do PNUMA, a edição 2014 do Passaporte Verde conta com apoio, no Brasil, dos ministérios do Meio Ambiente, do Turismo, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os workshops Jornadas da Sustentabilidade, parte integrante da campanha, foram realizados com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Serviço:
“Ecoeficiência em Empreendimentos Turísticos: Orientações Práticas”
Iniciativa: PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente /Campanha Passaporte verde
Apoio: Itaú Unibanco
Acesse a publicação pelo site: www.passaporteverde.org.br
Sobre o Passaporte Verde
Criada em 2008, a campanha Passaporte Verde surgiu como uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros.
Atualmente, com disseminação em diversos países como Brasil, Costa Rica, Equador, África do Sul e Coréia do Sul, a campanha já é referência internacional em disseminação de informações sobre turismo sustentável.
A edição de 2014, no Brasil, conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha também conta com a parceria de UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho), UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a FAS (Fundação Amazonas Sustentável).
Os seminários Jornadas da Sustentabilidade, parte integrante da campanha, são realizados com patrocínio do Itaú Unibanco.
Sobre o PNUMA
O PNUMA é a principal autoridade global em meio ambiente e a agência do sistema das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente de recursos.
Criado em 1972, o PNUMA tem entre seus objetivos fomentar o desenvolvimento sustentável; manter o meio ambiente global sob constante monitoramento; alertar sobre ameaças ao meio ambiente; e disseminar práticas que promovam a qualidade de vida sem comprometer os recursos e serviços ambientais para as gerações futuras.
Para saber mais acesse www.pnuma.org.br ou www.unep.org.
Informações para Imprensa
João Gonçalves – 55 61 3038.9233 – passaporte.rp@pnuma.org
Marcelo Tavela – 55 61 3038.9237 – comunicacao@pnuma.org
Fonte: www.pnuma.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário