Por Brunella Nunes
Todo ano acontece em São Paulo a Virada Sustentável, evento com atrações musicais, intervenções artísticas, exposições, cinema, teatro, oficinas, palestras e atividades ao ar livre com foco em biodiversidade, consumo consciente e cidadania, e ocupação de espaços públicos, item este que vem sendo feito brilhantemente por diversos coletivos espalhados pela cidade.
Entre os dias 28 e 31 de agosto, vários grupos cheios de iniciativas bacanas tomaram conta da metrópole. Confira 10 ações que rolaram entre os dias do evento e inspire-se:
1. Ocupação no Largo da Batata
Com o intuito de aproveitar melhor os espaços públicos, alguns grupos se reuniram no Largo da Batata para atividades divertidas e sustentáveis. Teve piquenique comunitário, ping pong, silk de camisetas, plantio de batatas, oficina de skate e graffiti em shapes e muito mais, tudo para que o Largo se torne um verdadeiro ponto de encontro, cheio de ideias em ação.
2. Debate sobre soluções inovadoras e negócios sociais que transformam as cidades
Algumas iniciativas bem interessantes com foco em melhorar a vida nas cidades através de novos modelos de negócio foram apresentadas num debate promovido pelo GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), no Itaú Cultural. Entre os convidados, a QEdu (Fundação Lemann), plataforma de dados educacionais de aprendizado, Censo Escolar e Ideb para cada escola, município e estado do Brasil – o que facilita medir os níveis de educação no país -, e o projeto Vivenda, que visa a construção e reforma de casas para famílias de baixa renda, diminuindo os riscos, o retrabalho, os gastos de cada reforma e moradias adequadas.
Assista ao vídeo clicando no link abaixo:
3. Mini terráreos no MuBE
O Museu Brasileiro da Escultura também teve uma extensa programação durante a Virada. A exposição “Por um Mundo mais Verde“, promovida pelo Jardim SP, trouxe terrários e mini jardins altamente graciosos para chamar a atenção sobre a importância do verde em nosso cotidiano. Houve também uma oficina aberta de mini terrários.
A mostra “Re-Ciclos – Muros Invisíveis” abrigou foto esculturas incríveis sobre trabalhadores da Cooperativa Granja Julieta, na Zona Sul de São Paulo. As fotos expostas, de Moisés Patrício, Joelma do Couto e Camila Couto, foram colocadas em bombonas industriais recicladas.
Além destas, a exposição “A Sustentabilidade na Cultura da Reciclagem”, da COOPERMITI, abordou peças de acervo da cooperativa que foram descartadas como lixo eletrônico. Teve ainda uma oficina de ecojoias com garrafas PET pela Transmutarte e muitas outras atividades ao longo do dia.
4. PicNic à Moda Antiga na rua Augusta
Um picnic que quer voltar no tempo rolou pela quinta vez na rua Augusta, ao lado do futuro Parque Augusta – ainda não consolidado por parte da Prefeitura, porém com diversas ações sociais envolvidas. O grupo Aliados do Parque Augusta defende a criação de um espaço público verde em um enorme terreno visado por várias construtoras. Além de possibilitar o convívio social e a confraternização, o grupo defende e luta pela causa.
5. Feira Armazém da Cidade
O Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, foi palco para uma animada feira destinada a apresentar produtos e serviços com atributos sustentáveis, dentro dos segmentos, moda, beleza, design e gastronomia. Com a crescente demanda por produtos que respeitem o meio ambiente e sejam orgânicos, valeu a pena dar um pulo por lá para checar as novidades.
6. Horta em Casa: Por Que e Como Fazer?
Organizada por Giulia Giacchè, do Movimento per la Decrescita Felice di Padova (Itália), a oficina visando hortas comunitárias trouxe uma reflexão sobre hábitos alimentares, além de fornecer mais informações sobre a agricultura orgânica e sinérgica. O Centro Cultural São Paulo, local onde foi feita a palestra, tem uma linda horta comunitária em seu jardim suspenso, que recebe cuidados comunitários durante o mutirão, realizado todo último domingo do mês.
7. Oficina: Repórter da Quebrada
Com foco em passar adiante a teoria e a prática da produção jornalística, além de criar uma verdadeira rede de informação, a oficina promoveu um desafio aos jovens estudantes da EE Condomínio Carioba/Recanto Marisa, no Jardim Monte Verde, Grajaú. Todas as pautas realizadas tiveram a Virada Sustentável como foco e o resultado das reportagens poderá ser visto no blog da Periferia em Movimento.
8. Estreia do filme “A Lei da Água – novo código florestal”
A falta de água em São Paulo só tem nos alarmado ainda mais para o tema, tão importante e crucial. No dia 31 houve a pré-estreia gratuita do filme “A Lei da Água”, no Auditório Ibirapuera, seguido de palestra com Lala Dehenzelin sobre o que esperar do futuro. O documentário apresenta questões referentes às mudanças do Código Florestal Brasileiro, que trata da conservação e da restauração florestal.
Foram entrevistados ambientalistas, cientistas, ruralistas e agricultores, alguns dos quais acompanharam de perto a controversa tramitação da nova lei no Congresso e opinam sobre os impactos, trazendo perspectivas diversas sobre o tema.
Assista ao trailer acessando o link abaixo:
9. Ação Abrace
Tem coisa melhor do que ficar aquecido no inverno? Pois bem, alguns não têm essa chance. Visando ajudá-los e distribuir um pouco de calor humano, o projeto Abrace recebe doações de agasalhos para depois pendurá-los, abraçados, aos postes da cidades, sempre tagueados com a causa. A intervenção urbana é idealizada por Daniel Branco e quem quiser doar, pode fazê-lo no ponto de coleta: Av.Paulista, 1745 – A/C Daniel Branco
10. Projetos Socioambientais de Baixo Custo
No Museu do Ipiranga, o pessoal do SempreSustentável elaborou uma exposição e oficina focando em seus principais projetos: Minicisterna, aquecedor solar feito com tubos de pvc, horta ou jardim vertical com vasos freáticos de garrafa pet e bomba de água manual. A meta foi sensibilizar a população para a economia de água potável e redução do consumo de energia elétrica. O Museu também distribuiu mudinhas de plantas e nós não poderíamos deixar de levar uma pra casa.
Além de tudo isso, ainda tem algumas coisas relacionadas à Virada rolando pela cidade. É o caso do Menu Sustentável, ação da Restaurant Week que, como o nome diz, traz menus especiais de almoço e jantar com preços fechados e acessíveis, preparados por alguns restaurantes participantes. Confira os detalhes no site oficial e aproveite para se alimentar melhor.
Fotos: Brunella Nunes
Outras imagens com colaboração de Thiago Borges, Luciana Marcondes Pazzini, Katia Mine, Sempre Sustentável e Abrace através da cobertura colaborativa proposta pelas hashtags#viradasustentavel e #viresuacidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário