Ministra sinaliza mudança na visão global de sustentabilidade

"O paradigma de sustentabilidade discutido em 1992 não é o mesmo debatido em 2012. 

O clima, por exemplo, já não é mais uma questão discutida só pela área ambiental, é uma questão econômica", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Reprodução
As afirmações foram feitas durante o Fórum Meio Ambiente
As afirmações foram feitas durante o Fórum Meio Ambiente
Segundo ela, está na hora de mudar o discurso e a cultura na área ambiental. “Não adianta brigar e perder, tem que saber ganhar.” Para ela, estado, sociedade e empresas precisam acompanhar as mudanças na forma com que o mundo aborda a questão ambiental.

“Estamos num novo patamar da governança ambiental”, avaliou. 

De acordo com a gestora, é preciso levar em conta um universo de 9 bilhões de pessoas no mundo, o esgotamento dos recursos naturais, identificar as vulnerabilidades e os riscos e propor soluções no curto, médio e longo prazos.

As afirmações foram feitas durante o Fórum Meio Ambiente, nesta última quinta-feira (28). A ministra respondeu aos empresários que questionaram a forma como é feito o licenciamento ambiental, afirmando que o Ministério do Meio Ambiente está aberto a mudanças.

“Defendo uma mudança no sistema, mas não dá para reformar o licenciamento pensando apenas no licenciamento”, analisou. 

Na avaliação dela, é preciso criar uma cultura de interlocução com o setor produtivo que depende também das empresas, elaborar as licenças com rigor, substituindo a politização por instrumentos técnicos. 

Izabella esclareceu que as licenças ambientais envolvem vários fatores e afirmou que pediu um levantamento ao setor, constatando que apenas 30% deles são ligados à ecologia e mais de 60% envolveriam questões sociais e econômicas.

Além da ministra, participaram do debate sobre a “Complexidade Regulatória e a Necessidade de Uma Agenda de Longo Prazo”, mediado pela apresentadora Paulina Chamorro, da Rádio Eldorado e Estadão, a representante do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi e da Confederação Nacional da Indústria, Shelley Carneiro.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: