Orientação solar garante conforto

Fernanda Bertola
O aconchego que a luz do sol traz no inverno pode se tornar um problema quando chega o verão. 

Por essa razão, um projeto arquitetônico que valorize a entrada de raios solares em horários de temperaturas mais amenas ajuda a manter a temperatura interna de um imóvel confortável.

Segundo o arquiteto José Carlos Mendes Cardoso, mestre em Eficiência Energética e Conforto Ambiental e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na região de Maringá, onde as temperaturas no verão ultrapassam os 30ºC, devem receber o sol da manhã ambientes como salas e quartos, para evitar o "calorão" da tarde. 

Já em cidades como Curitiba, onde faz frio durante a maioria dos meses no ano, o sol da tarde é o desejado. De qualquer forma, o sol vespertino é bem-vindo em áreas como piscinas e de serviço.

Ele destaca que quando há liberdade para se trabalhar o projeto no terreno, é possível rotacionar o imóvel para encontrar a melhor iluminação. No entanto, quando não é possível, existem recursos que podem ajudar a diminuir a incidência dos raios solares, como o uso de vidros reflexivos e de venezianas.

Esse é o caso de edifícios em que existem quatro apartamentos por andar. Segundo ele, é preciso utilizar tais recursos, já que, por mais que se tenha liberdade para rotacionar, não é possível obter a mesma iluminação em todas as faces.

Segundo o arquiteto César Godoy, mestre em Eficiência Energética e professor da Unicesumar, o ideal é que o comprimento da edificação (a fachada) fique no eixo leste/oeste. Na face oeste, ele explica que é difícil de controlar a entrada da luz, que incide predominantemente à tarde. "Na fachada oeste pega o sol da tarde e consequentemente maior índice de raios UV, que são inclusive prejudiciais à saúde".

A fachada leste, segundo ele, recebe mais sol da manhã. Já na face norte há mais incidência de luz ao longo do dia (entre 9h e 15h durante o verão), porém a possibilidade de controle é maior. "Podemos fazer um beiral, um sombreamento da fachada. Na Roma Antiga as cidades já eram construídas com base nessas informações", menciona.

Segundo o arquiteto, na fachada sul também há incidência do sol - maior em um determinado período do dia, de um determinado período do ano - durante o inverno, os ambientes voltados para o sul ficam menos aquecidos.

Durante o solstício de verão, Godoy explica que no hemisfério sul o sol fica quase a pino. Já no inverno, a luz incide de maneira angulada, variando conforme a latitude. Para Cardoso, "se o ambiente receber o sol da manhã no inverno, no verão não haverá grande grandes problemas", porque não há grandes variações quanto à face em que a luz incide.

Godoy destaca que com um estudo de carta solar é possível criar recursos para aproveitar a luz só quando desejado. "É possível calcular o tamanho de um beiral para que, quando estivermos no inverno, a luz solar entre pela janela da sala ou do quarto, enquanto no verão, haja sombra no mesmo ambiente".

O estudo de insolação, cruzado com o de ventilação, garante conforto térmico ainda maior. Segundo Cardoso, para uma boa ventilação, "temos uma predominância de ventos na face noroeste". Portanto, torna-se ideal um projeto que permite a entrada de sol durante a manhã em ambientes como quarto e sala e possibilite uma boa ventilação, com aberturas estratégicas para a entrada de ar nesses ambientes.

Para se ter ideia da importância do aproveitamento da luz natural, de acordo com informações do site do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, Procel Info, a partir de 2020 todos os edifícios públicos federais, inclusive os alugados deverão ter o selo Procel Edifica. Godoy explica que aproveitar a luz natural é uma prática que ajuda não só a criar conforto térmico, mas contribui com a economia de energia gasta com a utilização de ar-condicionado, por exemplo.

Quem deseja aproveitar a luz natural deve investir num projeto antes da construção do imóvel. "Costumo dizer para os meus alunos que 50%, ou mais, dos problemas relacionados à insolação podem ser resolvidos durante a fase da implantação", diz Godoy.

IDEAL
"...se o ambiente receber o sol da manhã no inverno,no verão não haverá grande grandes problemas...
José Carlos M. Cardoso
Arquiteto

IMÓVEIS PRONTOS
- Ao comprar apartamentos ou casas, a visita deve ser feita no período da tarde.
- Aproveite para identificar quais cômodos recebem maior incidência de luz antes de fechar o negócio. 


INSOLAÇÃO. Quartos e salas devem receber o sol matutino para garantir temperatura agradável durante o verão. —FOTO: DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário: