SC - Condomínio Office Green adota E3

Júlia Merker 
A integradora Engetel Automação e Segurança instalou o E3, solução de supervisão e controle da Elipse Software, em quatro condomínios da Pedra Branca, localizados em Palhoça, em Santa Catarina. 

Entre eles está o Office Green, primeiro a obter a pré-certificação LEED em Santa Catarina.

















Office Green, primeiro condomínio com pré-certificação 
LEED em Santa Catarina. Foto: Divulgação.

Utilizado em 143 países, o LEED é um sistema internacional de orientação ambiental para edificações, concebido pelo Green Building Council, que foi criado com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operações, sempre focado na sustentabilidade. 

O Elipse E3 permite controlar muitas variáveis e equipamentos relacionados aos sistemas de medição de energia, água, refrigeração, exaustão e alarmes.

O software possibilita o monitoramento do consumo de energia elétrica em alguns pontos estratégicos do condomínio, como elevadores e exaustores. 

O sistema também prevê o controle da iluminação, permitindo acionar um circuito e programar horários para ligar e desligar automaticamente as luzes ou, ainda, via um sensor de luminosidade.

A ferramenta ainda permite controlar a medição do consumo geral da água potável e de re-uso do prédio. 

O E3 emite relatórios para análise do funcionamento dos sistemas de iluminação, alarmes e climatização, assim como a economia gerada com o uso mais racional de energia e água. 

A Pedra Branca nasceu de uma parceria entre a Unisul a cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. O grupo controla a construtora e incorporadora responsável pelo projeto urbano do bairro planejado.

O site da empresa conta que, partindo de critérios adotados para a localização de moradias, comércio, serviços, lazer, trabalho e educação, com distâncias confortáveis para serem percorridas à pé ou de bicicleta, um bairro-cidade para 40 mil moradores, 30 mil empregos e 10 mil estudantes está sendo construído, com previsão de conclusão do núcleo principal em 2020.

Um dos orientadores do projeto Cidade Pedra Branca é o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná.

Fonte: www.baguete.com.br

Nenhum comentário: