6 tipos de construção amigas do ambiente que estão voltando a ser tendência

Cada vez mais as pessoas no mundo todo estão investindo na construção de casas sustentáveis utilizando materiais que não agridem o meio ambiente.


Com diversas formas e tamanhos, as casas sustentáveis voltam a ser tendência sendo construídas com bambu, pedra, madeira, Cob, adobe e até com materiais reaproveitáveis. 

E ainda provam que há diversas possibilidades de criar moradias sem oferecer impacto ao meio ambiente. 

Para a filosofia sustentável fazer sentido, arquitetos e construtores estão se preocupando com a origem e a quantidade existente dos materiais para evitar a degradação do meio ambiente e escassez de elementos na natureza.

É quase que unânime a satisfação das pessoas que investiram em bioconstrução para terem suas casas sem agredir a natureza, mas também sem abrir mão do conforto e bem-estar em um teto ecológico. Abaixo deixamos seis exemplos de casas sustentáveis construídas com materiais amigos do ambiente. 

Confira:

1. Cob

Composto por terra, areia e palha, o cob é um material de construção à prova de fogo, resistente às atividades sísmicas e com custo quase nulo. Apesar de estar sendo divulgado recentemente pelos movimentos ecológicos, a construção com cob é uma técnica tradicional usada há milênios e em todos os tipos de clima. Por ser fácil de manusear, o cob é mais utilizado para construções que exigem uma arquitetura mais artística e escultural.



casa-sustentavel-3
casa-sustentavel-2


2. Adobe

Um dos materiais de construção mais antigos do mundo, o adobe é composto por terra crua, água, palha e, algumas vezes, por fibras naturais moldadas em forma artesanal. 

De baixo custo, o adobe é um excelente isolante térmico, suporta altas temperaturas e mantém o interior da casa bastante fresco. Ideal para cidades com calor intenso. No Brasil, as casas construídas com adobe são encontradas, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste.



casa-sustentavel-4


3. Pedras

Desde a edificação da humanidade, utiliza-se pedras na construção de casas. Além de um custo baixo, as casas de pedra oferecem super resistência climática, são bonitas e o elemento é abundante no planeta.


casa-sustentavel-5
casa-sustentavel-6


4. Bambu

Uma planta tropical renovável e abundante, que produz o ano inteiro, o bambu é atualmente considerado um dos materiais mais sustentáveis do mundo. Sua reprodução é altamente veloz, é resistente, flexível e com qualidades múltiplas para os construtores e moradores.




casa-sustentavel-8
Habitación de cabaña, en guadua


5. Madeira
Mesmo sendo controverso o uso em construções, a madeira é um recurso renovável que cada vez mais tem sido produzido em áreas sustentáveis que comercializam o material plantado em áreas de reflorestamento, com extração feita sem agredir o meio ambiente. Outra opção é reaproveitar madeiras que já foram utilizadas em outras obras e, assim, reduzir a necessidade de novos cortes de árvores.


casa-sustentavel-9
casa-sustentavel-10



6. Materiais reaproveitados

No projeto destas casas, diversos tipos de materiais são válidos para inovar e construir. As opções vão desde madeiras, concretos e tijolos até vidros, portas e outros objetos válidos para ter uma estrutura segura, das mais simples até às mais ousadas.


casa-sustentavel-11
[via]

Nenhum comentário: