Em um mundo onde 30% dos vegetarianos vive 10 anos a mais e tem 32% menos chances de ter doenças cardíacas que os comedores de carne, iniciativas como essa merecem todo o sucesso que vêm tendo.
Conheça o “açougue vegetariano”, que quer te provar que dá comer muito bem sim, mesmo sem carne.
Há mais de 3 mil anos, a semente de tremoço foi usada como fonte de proteína no Mediterrâneo. Atualmente, o tremoço tem uma difícil aceitação como base de alimentação.
No Brasil, seu consumo mais comum é como acepipe acompanhado de cerveja. Mas na França, um chef que é o oitavo agricultor de tremoço da sua geração, decidiu inovar na cozinha e abriu um restaurante vegetariano com um conceito voltado a este alimento pouco consumido no mundo inteiro.
No Vegetarian Butcher, cuja loja conceito fica em Haia, na Holanda, Jaap Korteweg dedica-se a redefinir a indústria de alimentos junto com Niko Koffeman, político dos direitos dos animais,Marco Westamaas, chefe de cozinha, e uma equipe dedicada à Revolução Vegetariana.
Juntos, eles apresentam ideias que substituem as carnes comuns.
O time de Jaap Korteweg promove sua própria linha de produtos desenvolvidos com uma preocupação com a textura, o sabor e o aroma, sempre com foco na composição que, graças à matéria prima utilizada, torna-se saudável e nutritiva.
O ideal da equipe é mostrar aos amantes de carne que é possível reduzir o consumo habitual e ingerir alimentos menos agressivos e mais verdadeiros com o organismo.
O Vegetarian Butcher distingue-se de toda e qualquer geração de substitutos de carne e peixe que chefs e jornalistas culinários buscam ao redor do mundo. O segredo está, também, na experiência do sabor.
Os comentários do conceito desenvolvido por Jaap Korteweg e sua equipe instigam a vontade de experimentar estes alimentos inovadores: “mais suculento que a galinha, mais macio que a carne de porco e ainda totalmente vegetariano”.
Entre as opções, você pode encontrar desde um croquete de tremoço até carne moída fresca, bacon e peixe tuna. Os alimentos são vendidos em porções individuais e cada um deles vem com a descrição de todos os ingredientes, valores nutricionais e modo de preparo.
O conceito tem crescido de forma progressiva. A partir da primeira loja em Haia, na Holanda, os pontos de venda das carnes feitas à base de tremoço se expandiram para mais de mil.
É possível encontrar os produtos em horti-frutis, loja de produtos naturais, supermercados e até açougues na Bélgica, Holanda, Portugal, Finlândia e Alemanha.
Além de oferecer opções mais saudáveis para o público, o Vegetarian Butcher também ajuda num outro ponto: na libertação dos animais da cadeia alimentar e na conservação da biodiversidade.
Em 2012, o Vegetarian Butcher ganhou prêmio como melhor novo produto desenvolvido na Holanda.
Vai lá: Rua Spui 167A – Centro – Haia (Holanda)
Para saber mais, siga a fanpage do Vegetarian Butcher.
todas as fotos via Vegetarian Butcher.
*Este post é um oferecimento da ”Heineken open your world“.
Nenhum comentário:
Postar um comentário