Seis tendências da gestão sustentável


Mais do que uma estratégia de marketing, a sustentabilidade deve ser central na gestão dos negócios


Executivos de empresas enxergam mais oportunidades do que riscos nos problemas relacionados à sustentabilidade. A constatação é parte de um mapeamento publicado pela Ernst & Young. 

O levantamento, feito com 272 executivos de 24 setores com faturamento acima de um US$ 1 bilhão, indicou seis tendências que estão pautando os negócios:

VANTAGEM:
Gerir uma empresa com sustentabilidade traz vantagens competitivas. Programas de eficiência energética e de redução de emissões são as questões a que o mercado está mais atento.

RISCOS E OPORTUNIDADES:
Sem dúvida, as questões climáticas estão na lista de preocupações para as empresas. Ao todo, 75% dos executivos revelaram ter metas de redução de emissões. Cerca de 80% acreditam que a gestão da água afetará os negócios nos próximos cinco anos.

ENVOLVIMENTO:
Há maior envolvimento dos diretores financeiros nos processos de avaliação, gestão e elaboração dos relatórios de sustentabilidade.

PRESSÃO:
Ao contrário do que se acredita, os acionistas e ONGs influenciam menos as decisões sustentáveis nas empresas do que os funcionários.

SOLUÇÕES:
Escassez de recursos naturais já está deixando de ser ameaça para se tornar realidade; 76% dos entrevistados temem que as empresas sejam afetadas pela falta de recursos naturais já nos próximos cinco anos.

MARKETING:
Empresas devem divulgar as ações e agir com transparência perante a sociedade.


Nenhum comentário: