Qual a importância do “Relatório de Sustentabilidade”?



Como visto no post “Rumo à Sustentabilidade“, aqui mesmo no blog da Fundação Fritz Müller, a palavra “sustentabilidade” está sendo usada cada vez mais pela população e consequentemente pelas empresas também. 

Muitas empresas têm se utilizado da palavra até para se promover, mesmo que não pratiquem “ações sustentáveis”. Uma das funções do “Relatório de Sustentabilidade” é tirar essa dúvida, pois sua criação consiste na prática de medir, divulgar e prestar contas do desempenho organizacional visando ao desenvolvimento sustentável, tanto interna quanto externamente.

Mesmo que as ações de uma empresa em relação ao meio ambiente estejam em alta, esse não é o único determinante sustentável. 

O “Relatório de Sustentabilidade” também deve apresentar resultados relevantes gerados pelas ações de uma organização relacionados às questões social e econômica. Os resultados apresentados devem oferecer uma descrição equilibrada e sensata do desempenho de sustentabilidade. 

Ou seja, cabe a apresentação de dados positivos e negativos, não apenas aqueles que beneficiarão o relatado.

O “Relatório de Sustentabilidade” consiste num meio de comunicação entre organização e clientes, fornecedores, quadro societário e comunidade em geral, sendo assim, precisa passar informações completas e corretas, pois, de acordo com as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative), o “Relatório de Sustentabilidade“ poderá ser usado como: 

padrão de referência (benchmarking) e avaliação do desempenho de sustentabilidade com respeito a leis, normas, códigos, padrões de desempenho e iniciativas voluntárias; demonstração de como a organização influencia e é influenciada por expectativas de desenvolvimento sustentável; comparação de desempenho dentro da organização e entre organizações diferentes ao longo do tempo.

Percebeu a importância do relatório? 
É fundamental que a sua empresa possua alguém capacitado a elaborar tal documento. 

Nenhum comentário: