Biblioteca do Paraná passará por restauração interna feita pela MCA Arquitetura

Obra prevê principalmente a qualificação das áreas de convivência do edifício, criando novos layouts e melhorando os espaços existentes
Aline Rocha

Divulgação: MCA Arquitetura
Foto atual da biblioteca















O escritório MCA Arquitetura, do arquiteto Manoel Coelho, vai restaurar a Biblioteca Pública do Paraná, espaço de 8.500 m² em Curitiba. A reforma consiste na elaboração de novos layouts e de mobiliário.

O projeto de readequação prevê principalmente a qualificação das áreas de convivência do edifício. Para isso, será feito o fechamento em vidro dos terraços externos, nas duas esquinas do edifício. Assim, as varandas também serão usadas como espaços para atividades e vivência.

Os espaços entre as estantes de acervo se transformarão em pequenos lounges com o objetivo de estabelecer um ambiente funcional. Também foram analisados os acessos e o controle da área de empréstimo e devolução de livros, que deverão se transformar em um espaço multiuso para exposições, café, apresentações musicais e lançamentos de livros.

O hall do primeiro andar também ganhará mesas e estantes, organizando atividades para jogos de tabuleiro, por exemplo. Além disso, a reforma permitirá que sejam criados espaços temporários para homenagens a autores consagrados. Neste andar, também será reformado um auditório de 120 lugares.

Uma segunda fase de obras ainda prevê a ampliação de um anexo nos fundos do edifício, construído em estrutura metálica e vidro. O espaço ficaria nos fundos da biblioteca, sendo utilizando como um painel artístico e espaço multiuso.

Tombado como Patrimônio Cultural em 2003, o edifício da biblioteca pública foi projetado em 1954 pelo arquiteto Romeu Paulo da Costa. Em 1994, devido à insuficiência de espaço para novas funções, o edifício passou por uma reforma.

A filha de Romeu, Lauri da Costa, foi a arquiteta responsável por essa obra, que trocou as instalações elétricas e hidráulicas, restaurou o sistema de prevenção de incêndio e construiu novas galerias e mezaninos.

Divulgação: MCA Arquitetura
Café
Divulgação: MCA Arquitetura
Espaço multiuso
Divulgação: MCA Arquitetura
Hall de acesso
Divulgação: MCA Arquitetura
Área de devolução de livros

Fonte: www.piniweb.com.br

Nenhum comentário: