Londres 2012 nao subiu ao podio da sustentabilidade

Arquiteto da Unesp analisa equívocos cometidos pelos ingleses na promoção dos jogos olímpicos e aponta cuidados que o Rio deve tomar para 2016

Por: Altair Santos

Sob o ponto de vista arquitetônico, os jogos olímpicos de Londres não subiram ao pódio. Ficaram, no máximo, em quinto lugar, segundo avalia o arquiteto e urbanista Paulo Roberto Masseran, professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, campus de Bauru-SP). 

Para ele, algumas obras construídas para o evento, e que se propunham ser multifuncionais – por isso sustentáveis após o fim das Olimpíadas – não conseguirão ser reaproveitadas.

“Não previu-se o alto custo de desmonte de megaestruturas, como o estádio olímpico. Aqui desabou o discurso da sustentabilidade, pois uma edificação sustentável é uma estrutura que deve ter seu uso potencializado ao máximo”, analisa.

Estádio Olímpico de Londres:construção
só pensou nas modalidades de 
atletismo e não em outros esportes.

Ao ser projetado para receber 80 mil espectadores, o estádio olímpico de Londres foi construído para ter dois anéis – o inferior com 25 mil lugares e o superior com 55 mil, que seria desmontado após o evento. 

O problema, cita Paulo Roberto Masseran, é que por ter sido concebido exclusivamente para provas de atletismo, e tendo o menor diâmetro bastante alargado em relação à pista de corrida, a fim de ampliar sua capacidade e o campo de visão dos espectadores, o anel superior praticamente inviabilizou-se para ser utilizado em outras estruturas, como uma arena de futebol. 

“A distância entre as arquibancadas e o gramado se tornou excessiva. O grande porte da construção do anel superior implicou em peças metálicas e de concreto demasiadamente grandes para o seu desmonte ou reaproveitamento”, explica.

O professor da Unesp cita que o melhor exemplo de estádio sustentável no mundo está em Paris. Trata-se do Stade de France, construído para a Copa do Mundo de 1998. 

“Com um sistema de arquibancadas retráteis, ele é plenamente utilizado para eventos esportivos e culturais, desde competições de atletismo, futebol e rúgbi, como para provas de motocross e shows. Na arquitetura de megaedifícios, o sustentável é a sua utilização polivalente, e não seu desmonte. 

Assim, é possível afirmar que houve um erro conceitual na elaboração do projeto do parque olímpico de Londres. O mesmo problema acontece nas grandes arquibancadas construídas no conjunto aquático, da arquiteta Zaha Hadid, e na arena de basquetebol, todas em estrutura metálica e concreto pré-moldado. Desmontá-las sairá mais caro que montá-las”, afirma.

Rio 2016

Projeção do parque olímpico do Rio 
de Janeiro: desafio é fazer com que 
obras sejam assessoradas por um 
bom planejamento urbano.

Transportando sua análise para o Rio de Janeiro, Paulo Roberto Masseran avalia que o projeto olímpico para 2016 comete dois equívocos: o Maracanã e o estádio olímpico. 

“O Maracanã estará apto somente para abrigar jogos de futebol, além das cerimônias de abertura e encerramento. 

Essa característica pode trazer complicações simbólicas ao evento, pois a modalidade principal dos jogos olímpicos, que é o atletismo, ocorrerá no estádio olímpico, que foi construído para os jogos Pan-americanos de 2007 e é um edifício mal projetado e mal construído, o qual necessitará de uma grande reforma para sediar, satisfatoriamente, a modalidade-símbolo das olimpíadas. 

Infelizmente, a arquitetura das praças olímpicas cariocas, como tem se mostrado até o momento, são de uma pobreza evidente, e não acrescentam nada para a arquitetura e a engenharia no Brasil”, critica.

Estádios à parte, o parque olímpico do Rio de Janeiro está entregue ao mesmo escritório de arquitetura que projetou Londres 2012: o Aecom. 

Outra gigante inglesa do setor, a Arup, está encarregada de construir o complexo de 34 torres que vai compor a vila olímpica. A ideia é que, após os jogos, os edifícios – todos com certificação “verde” – abram espaço para um novo bairro na zona oeste da capital fluminense. 

No entanto, Masseran destaca que o sucesso do projeto olímpico do Rio vai depender menos de grifes arquitetônicas e mais do planejamento urbano da cidade para receber os jogos. 

“Transportes de massa e projetos que permitam a fluidez do tráfego de veículos serão requisitos primordiais para o projeto olímpico do Rio”, completa.

Entrevistado
Paulo Roberto Masseran, professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp
Currículo
- Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra
- Também é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo
- Tem doutorado em história pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCLAs-UNESP)
- Atualmente é professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Unesp e membro-fundador do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio, CICOP-Brasil
- Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, projeto de arquitetura e urbanismo, história da arquitetura e do urbanismo, cenografia e teatro

Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330

Nenhum comentário: