Ricardo Carvalho / A sustentabilidade na campanha eleitoral



É isto mesmo. Se sustentabilidade significa mudança de hábitos, de comportamentos e de políticas públicas, a eleição é o mais correto e o mais democrático caminho para estas mudanças. 

Há 3 semanas a ONG S.O.S. Mata atlântica divulgou uma espécie de cartilha para orientar os eleitores que poderiam se interessar em votar em candidatos comprometidos com a sustentabilidade.

Na semana passada, entidades como o movimento cidades sustentáveis e o instituto ethos, lançaram o documento Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros, com uma novidade bem interessante: as entidades pretendem procurar todos os candidatos a prefeito dos mais de 5 mil e 500 municípios brasileiros para a eles oferecer metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e governança.

O documento é muito bem estruturado e traz 100 indicadores, em 12 eixos para a sustentabilidade em áreas urbanas. E mais: oferece exemplos internacionais que deram certo e que, de repente, poderiam ser implementados aqui no Brasil. 

Um destes 12 eixos me chamou mais a atenção, porque trata da economia local sustentável e sugere medidas que estimulem a criação de empregos na própria cidade, a contratação de aprendizes e trabalho decente. Gostei desta expressão: trabalho decente. 

O documento cita como experiência internacional o que foi feito em Vancouver, no Canadá e destaca o tipo e o número de empregos verdes criados entre 2010 e 2011. 

Acompanhe:
Foram criados em Vancouver 3.900 empregos na produção local de alimentos; 2.950 com produtos de tecnologia limpa e construção sustentável; 2.350 com transporte e infraestrutura e 1.400 empregos com gestão de resíduos e reciclagem. 

Um outro ponto do documento importante: incentivar a geração de energia a partir de fontes renováveis, como a água, o sol, o vento e a biomassa, como o etanol. 

O exemplo internacional citado, neste caso, é o da Alemanha que, em 1991 - há mais de 20 anos - criou a "lei para energias renováveis" com uma série de vantagens para o cidadão que escolhe usar algum tipo de fonte renovável. Para se ter uma ideia do avanço deste setor na Alemanha, estima-se que mais de 367 mil empregos tenham sido criados por conta desta política de estímulo ao uso de fontes renováveis.

O documento "Metas de Sustentabilidade" é realmente amplo e abrangente e, ao aceitar assinar o compromisso, os candidatos a prefeito se propõem a desenvolver o programa em suas cidades e a prestar contas do andamento do processo. 

Até agora, 550 candidatos de 328 cidades brasileiras já aderiram.

Vale a pena conhecer este documento, até para oferecer a candidatos, se você conhecer algum, ou para você ficar bem informado sobre políticas públicas sustentáveis. 

Mande um email para sustentabilidade@tvgazeta.com.br que eu vou ter um grande prazer em responder. 

Nenhum comentário: