Emprego e renda através da reciclagem através de bitucas de cigarro

Coleta seletiva e produção de materiais ecológicos a partir de bitucas de cigarro contribuem para conscientização e inclusão social

Após vencer a luta contra o fumo dentro dos quartos e das dependências de hotéis, pousadas e resorts, estes empreendimentos têm de lutar contra a sujeira gerada pelas cinzas e pelas bitucas nos locais destinados para os fumantes.

Pensando nisso e no grande impacto que esses resíduos trazem para a natureza, a Rede Papel Bituca atua na recolha e transformação das bitucas em novos produtos, trazendo emprego e renda a partir de um produto que antes ia parar nos rios, mares e lixões.

coletores-e-armazenagem-de-biticas-reciclagem-de-bituca-de-cigarro
Coletores de bituca e bomba armazenadora


Males do cigarro


Aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por doenças decorrentes do fumo, destas, 200 mil no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda maior causa de mortes por conta dos fumantes ativos e a terceira de fumantes passivos no mundo.

Além de todo o dano causado à saúde de fumantes e não fumantes, o cigarro também é um grande vilão para o meio ambiente. Dependendo do tipo de solo em que é descartada, a decomposição da bituca de cigarro demora em média quatro anos, o que tem sido um dos maiores problemas ambientais das metrópoles, florestas, campos e até para a vida silvestre e marinha.

A Rede Papel Bituca


como-funciona-reciclagem-de-bituca-de-cigarro
Nascida a partir do desejo de diminuir estes impactos, a Rede Papel Bituca (RPB) organizou ONG’s e empresas sociais que, juntas, desenvolveram uma solução inclusiva e inovadora para promover a conscientização dos fumantes.

Esta solução é a coleta seletiva e correta destinação das bitucas de cigarro, transformando-as em papel, que é utilizado na confecção de produtos ecológicos, promovendo a inclusão social e a geração de renda.

“Podemos dizer que essa é uma tecnologia social que realmente gera valor em todos os pilares do que entendemos por sustentabilidade, ou seja, um processo economicamente viável, que gera inclusão social e benefício para o meio ambiente”, explica Rafael Henrique – gestor da Rede Papel Bituca.

A RPB oferece às empresas participantes o serviço de coleta e correta destinação das bitucas geradas em um estabelecimento ou evento, com equipamentos adequados, logística de retirada do resíduo, ações de conscientização sobre o programa e prioridade de compra dos produtos ecológicos feitos de papel bituca.

Vários setores já estão envolvidos e atuam na Rede Papel Bituca (RPB), estruturando, viabilizando ou expandindo suas ações e resultados. A Plural Indústria Gráfica, localizada em Santana de Parnaíba, São Paulo, é uma das empresas que já realiza a coleta de bitucas em suas instalações, onde mantém cerca de 920 funcionários.

“Adotar iniciativas sustentáveis e inovadores como a instalação de coletores de bitucas de cigarro em nosso parque gráfico é uma ação que está alinhada com o compromisso socioambiental e ético da PLURAL. 

A campanha para a correta destinação das bitucas é dirigida a todos profissionais da gráfica e ressalta a importância desta atitude para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico, além de alertar quanto aos males do cigarro à saúde.  Naturalmente, existe uma percepção de nossos clientes e parceiros em relação aos aspectos ambientais e sociais da PLURAL, que agregam valor ao nosso negócio.” – diz Jeniffer Guedes, Engenheira Ambiental da PLURAL Indústria Gráfica.


O Processo


Outro elo desta cadeia é a transformação das bitucas em papel. A Seed Paper, empresa pioneira na fabricação artesanal do Papel Semente desde 2008, foi convidada a participar da Rede Papel Bituca e desenvolveu a metodologia de transformação das bitucas de cigarro em papel reciclado artesanal, se constituindo como o primeiro POT – Pólo de Transformação das Bitucas – no Brasil.

processo-de-reciclagem-bituca-reciclagem-de-bituca-de-cigarro
Processo de reciclagem

“A possibilidade de utilização das bitucas de cigarro transformando-as em papel reciclado artesanal proporcionou a contratação de mais mão de obra de uma comunidade de baixa renda e em situação de risco, na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, gerando, além de renda, inclusão social e a elevação da auto-estima desses jovens contratados”, diz Sergio Martinho, responsável pela administração da empresa social IPS Comércio, que produz o Papel Bituca, além do papel semente e do papel cimento, todos papéis reciclados artesanalmente.

O último elo dessa cadeia são as ONGs que recebem esse papel e os transformam em produtos como cadernos, pastas, porta-retratos, sempre utilizando mão de obra de pessoas em condição de vulnerabilidade, gerando renda e inclusão social.

Fica nossa sugestão para que você hoteleiro entre em contato com o pessoal da Rede Papel Bituca ou que disponibilize algum recipiente adequado para a recolha desses resíduos. É importante também a conscientização de colaboradores e turistas quanto aos malefícios do cigarro, bem como o perigo do descarte inadequado de cinzas e bitucas em locais como florestas ou praias.

Como descrito, seu empreendimento pode ajudar a Rede Papel Bituca através da coleta de bitucas ou através da compra de produtos fabricados a partir desse material. Veja mais nos sites abaixo.

produtos-rede-papel-bituca-reciclagem-de-bituca-de-cigarro
Produtos feitos de bituca reciclada

Sobre a Rede Papel Bituca - www.redepapelbituca.org.br
Sobre Plural Indústria Gráfica - www.plural.com.br
Sobre a Seed Paper - www.seedpaper.com.br


Thiago Cagna. Consultor EcoHospedagem.

Contribuíram com esta publicação
Revisão e edição de texto - Nathalia Pereira, Jornalista - www.nathaliapereira.com


Fonte: www.ecohospedagem.com

Nenhum comentário: