Relatório propõe metas de sustentabilidade a candidatos a prefeito




A campanha eleitoral para prefeito e vereador começou para valer nesta semana, com o início da propaganda eleitoral na TV, e com ela já surgem as primeiras propostas de candidatos falando em sustentabilidade. 

Mas como separar as propostas realmente sérias das que não passam de mera propaganda?

Uma boa dica é conhecer o Programa Cidades Sustentáveis. Organizado por redes de organizações da sociedade civil, o programa criou uma proposta com metas para os futuros prefeitos. 

O material foi lançado nesta semana, e a ideia é disponibilizar ferramentas para que os candidatos a prefeito conheçam quais políticas de sustentabilidade deram certo em várias partes do mundo, e quais podem ser aplicadas nos municípios brasileiros.

O relatório “Metas de sustentabilidade para os municípios brasileiros” está organizado em 12 eixos, como “bens naturais”, “qualidade de vida”, “consumo responsável”, entre outros. 

Cada eixo apresenta exemplos de cidades que estão tendo sucesso em políticas socioambientais. 

Segundo Oded Grajew, do Instituto Ethos, a ferramenta pode auxiliar políticos que não estão familiarizados com a questão ambiental. “Estamos mostrando que a sustentabilidade não é um bicho de sete cabeças. Os objetivos mostram o que é possível fazer”.

Além de servir como um guia para candidatos, os exemplos levantados pelo relatório podem ajudar o eleitor a cobrar políticas coerentes para as cidades

“O eleitor pode ter uma referência”, diz Grajew. “Por exemplo, ele pode encontrar, no eixo sobre bens naturais, o item sobre o uso da água. Esse item mostra que a referência no assunto é Tóquio, que perde apenas 3% de água no processo de abastecimento. 

O eleitor pode comparar essa referência com a sua cidade, por exemplo São Paulo, que perde 26% da água no processo de distribuição. E pode cobrar por políticas para diminuir essa perda”.

Ao lado de iniciativas internacionais de sucesso, como as de Tóquio, Vancouver, Estocolmo, entre outras, o relatório também levanta bons exemplos brasileiros. 

Cidades como Paragominas (PA), que conseguiu uma redução recorde no desmatamento, ou São Carlos (SP), referência no eixo “governança”, também merecem destaque.

Para Grajew, é urgente que os prefeitos criem planos de sustentabilidades em suas cidades, pois só assim podem entender a realidade local e propor as políticas necessárias. 

Para isso, o programa promove um acordo com os candidatos, que se comprometem a elaborar um plano nos primeiros noventa dias de governo. 

Até o momento, mais de quinhentos candidatos, de todo o país, já se comprometeram com o acordo.


Foto: Ciclovia em Vancouver. Ariel Kogan/Cidades Sustentáveis

Nenhum comentário: