Guia moda consciente: dicas para sua roupa durar mais

EcoD



Um estudo divulgado em 2012 pela Working together for a world without waste (WRAP), uma organização do Reino Unido líder em conservação de recursos, revelou que aumentar a vida útil das roupas por apenas três meses pode levar a uma redução de 5% a 10% na pegada de carbono, água e resíduos.

Além disso, conservar roupas ajuda na redução do consumo excessivo na hora das compras. E o melhor de tudo é que aumentar o tempo e vida dos vestuários não é tão difícil assim. Conheça algumas dicas, que o site Earth911 selecionou.

Separe roupas na hora da lavagem


Você provavelmente já separa roupas brancas das escuras antes de jogá-las na lavadora. Mas o ideal é que você faça mais separações, principalmente quanto ao tipo de tecido. Você não quer sua camisa de trabalho girando em torno de uma peça de tecido áspero e com zíperes afiados, certo? 

Para evitar esse desgaste é importante lavar juntas as roupas feitas de tecidos semelhantes. E não se esqueça de fechar os zíperes na hora da lavagem. Abertos, eles podem prender e puxar outra roupa.

Armazene as roupas corretamente


Se as roupas em seu armário tendem a perder a forma, provavelmente isso ocorre devido ao armazenamento inadequado. Para resolver o problema, certifique-se de dobrar as peças que devem ser dobradas e pendurar as peças que devem ser penduradas. Itens como blusas mantém a melhor forma quando dobrados, já que os cabides podem esticar os ombros ao longo do tempo. 

Pendure peças como vestidos, camisas, calças compridas e blusas de seda em seu armário para prevenir rugas e preservar a forma. Ternos e casacos pesados devem ser guardados em ganchos pesados e sem dobrar. Quando for guardar roupas de temporada, mantê-las dobradas em caixas e sacos de vestuário seláveis com zip para evitar o acúmulo de poeira, mofo e traças.

Lave as peças com água fria


Você pode facilmente estender a vida de cada peça de roupa em seu armário lavando-as em água fria. Isso não só economiza energia, mas também preserva a cor, forma e tamanho de sua roupa. Evite também secadoras, que reduzem o tamanho da peça além de descolorir e danificar o tecido. Use sabão em pó e amaciante na medida, o excesso pode diminuir o brilho e a durabilidade do tecido.

Atenção para a primeira lavagem do jeans novo


Antes da primeira lavagem, deixe o seu jeans em uma mistura de água e vinagre diluído por meia hora para manter as cores brilhantes. Tente algumas colheres de vinagre com copo de água, e aumente as doses, conforme necessário. E não se esqueça de virar o jeans pelo avesso antes de lavar! Esta medida simples pode acrescentar anos de vida inalterável.

Preserve as roupas coloridas


Preservar roupas coloridas é fácil, basta lavar em água fria e adicionar 1/3 de xícara de vinagre no ciclo de lavagem. Não se preocupe com suas roupas cheirando a vinagre, pois durante a secagem ele desaparece.

Aprenda a tirar manchas


Quase toda a mancha pode ser removida se você agir rapidamente. Use club soda ou uma mistura de água morna e sabão, logo que ocorrer o incidente. Para suco e vinho tinto, tente misturar algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água para formar uma pasta. Esfregue a mancha com a mistura e deixe secar antes de lavar. 

Se a mancha persiste, não jogue sua roupa no lixo. Você pode torná-la novinha em folha com técnicas de tingimento. Escolha uma tinta de tecido à base de plantas e mão a obra. Não se esqueça de verificar as instruções de uso na embalagem da tinta. O corante vai cobrir a mancha e adicionar uma nova cor para o seu guarda-roupa.

Vestido preto desbotado tem solução


Percebeu um desbotamento em seu vestido preto? Adicione uma xícara de café forte ou chá no ciclo de lavagem. Pode parecer pouco convencional, mas funciona!

Cuidado com os tecidos sensíveis

Para eles a solução está na utilização de um saco de roupa de malha ou uma fronha na hora da lavagem. Além disso, peças de tecido rendado e com alças de sutiã, também não devem entrar em secadoras, elas podem rasgar com muita facilidade.

Fonte: (EcoD)

Nenhum comentário: