Workshop de Medição & Verificação (M&V) para Projetos de Eficiência Energética

Saiba quanto e como o seu negócio pode ganhar com investimentos e soluções para economizar energia
       
DATA: 28/04/2011 (Quinta-feira) HORÁRIO 8:00 às 18:00
LOCAL: Rio de Janeiro - Hotel Windsor Guanabara

CONTEXTO

A exigência de que a Medição e Verificação (M&V) no Brasil, necessária para quantificar os resultados das ações  de aumento de eficiência energética, deva referenciar-se ao PIMVP (Protocolo Internacional de Medição e Verificação
em Contratos de Performance), está presente tanto no item 4.2 do Manual para Elaboração do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), quanto no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), em seu capítulo 14, que o governo vai divulgar neste ano, com a meta de obter uma economia de energia média de 10% até 2030.
    
PÚBLICO-ALVO
    
O Workshop M&V tem como público alvo engenheiros, economistas, técnicos e gerentes de administração que trabalhem em distribuidoras de energia elétrica e/ou térmica; em Escos; em empresas de construção e de arquitetura “verdes”; em grandes consumidores de energia; ou, ainda, em empresas de cogeração e/ou fontes alternativas de energia.
    
OBJETIVO

Já convencidos da necessidade de fazer com que qualquer forma de energia seja utilizada com a máxima eficiência, os participantes serão informados da importância da medição do uso da energia, sabendo estruturar um Plano de Medição e Verificação, com o qual poderão selecionar a metodologia de medição mais adequada, fazer os ajustes necessários para que os resultados antes e depois possam ser comparados corretamente e calcular a precisão desses resultados. Será enfatizado o princípio fundamental
de que todo resultado deve vir sempre acompanhado da sua margem de erro, de forma a que possa ser definida a precisão pretendida.
    
    
METODOLOGIA

O Workshop M&V terá duração de 8 (oito) horas em dois períodos de 4 horas cada, com apresentação em Power Point pelos dois instrutores, tendo como diferencial a apresentação de dicas para o participante elaborar um Plano de Medição e Verificação, bem como ferramentas para que se possa medir os seus resultados.
    
    
VALOR   
R$ 790,00 – A inscrição dá direito material didático, almoço e dois coffee break, além de certificado emitido pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE)
               
INSTRUTORES
                 
Fernando Milanez: Consultor técnico na área de energia, atuando em gerenciamento, elaboração de diagnósticos de usos finais, projetos de geração distribuída com biomassa e treinamento.
É membro do denominado “Comitê do IPMVP – Protocolo Internacional de Medição e Verificação”, sob o qual está a responsabilidade de expandir a aplicação do Protocolo e de sua biblioteca de Planos de M&V e de exemplos de aplicação. É também coordenador pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) do projeto da Light visando M&V de grandezas de energia elétrica e vazão nas ETA Acari, da Cedae, para atender às exigências da Resolução Aneel nº 300/2007. Entre as experiências profissionais, teve passagem pela Eletrobras, Procel, Global Facman e Light.
    
Osório de Brito
 É engenheiro eletricista com pós graduação em Engenharia Econômica, atuando, atualmente, como diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e superintendente e principal executivo da Associação Fluminense de Cogeração de Energia (Cogen-Rio). Já trabalhou como consultor em empresas como Geotécnica, Cerj (atual Ampla) e Light, na qual foi coordenador do primeiro levantamento do potencial de cogeração presente no mercado da concessionária. Desenvolveu projetos de racionalização do uso de energia em diversas fábricas da Fleishmann – Royal;  de eficientização energética da fábrica de farinha de trigo Pena Branca (RJ); diagnóstico energético da fábrica Nutrícia (RJ).
Tem experiência no enquadramento de projetos de eficiência energética para o Programa Proesco, do BNDES; e em Medição e Verificação em projeto de eficientização energética de estações de tratamento da Cedae.
           
Programação    

    * Conceito de eficiência energética
    * Necessidade da medição dos resultados: quatro procedimentos básicos
    * Equipamentos de medição e seus erros

    * Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP): documento chave para M&V; adesão ao PIMVP
    * A contribuição institucional brasileira: Manual de M&V do Procel, Manual anexo à RES 300 da ANEEL, Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf)
    * Equação do custo evitado: equação geral de cálculo do custo da energia e demanda economizadas
    * Custo do M&V e sua relação com o custo de execução do projeto
    * Ajustes: condições, classificação e metodologia para procedimento
    * Análise estatística dos resultados: metodologia e precisão
    * Estruturação dos procedimentos: Plano de Medição e Verificação
    * Exemplos
    * Conclusão
Inscrições:
Vagas limitadas! Clique aqui e garanta sua vaga!

Nenhum comentário: