Brasil bate recorde de participação na Hora do Planeta

Cristo Redentor foi um dos monumentos ao redor do planeta que tiveram as luzes desligadas.  
A Hora do Planeta aconteceu no último sábado (26) e durante uma hora monumentos e casas em todo o mundo mantiveram suas luzes apagadas. 
No Brasil os destaques ficaram por conta de importantes pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio, e a Ponte Octávio Frias de Oliveira, em São Paulo.
O evento começou a ocorrer em 2007, na Austrália, e desde então tem conquistado cada vez mais participantes espalhados pelos mais diversos locais do mundo. Em 2011, a ONG ambiental WWF, que organiza a mobilização, conseguiu o apoio de 3.800 cidades, em 134 países, que mantiveram apagadas as luzes de diversos monumentos, entre as 20h30 e 21h30.
A Hora do Planeta acontece para mostrar, mobilizar e conscientizar as pessoas da importância da luta contra as mudanças climáticas. Quanto maior o número de participantes, maior é também a demonstração de que o mundo está preocupado com os impactos das ações humanas na natureza.
As grandes cidades brasileiras apoiaram o evento e mantiveram as luzes de lugares como o a Esplanada dos Ministérios e o Palácio do Planalto, em Brasília, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio, a Ponte Estaiada, o Obelisco e o Teatro Municipal, em São Paulo, apagadas.
A ação foi repetida em casas, empresas e até mesmo em reuniões religiosas espalhadas por 127 municípios brasileiros que se comprometeram em apoiar a ideia e colaboraram para que o país batesse o recorde de participantes.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, juntamente com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, desligou as luzes da capital carioca e participou de uma homenagem feita às vítimas das enchentes no estado do Rio de Janeiro.
“Hoje, o Brasil está se juntando a mais de cem países no mundo para mostrar a necessidade de cuidar do planeta. A proteção do meio ambiente é vida e o povo brasileiro pode modificar a realidade atual de degradação. Depende de vocês e de todos nós”, declarou a ministra durante a sua participação no evento.
"A participação de pessoas, organizações e governos na Hora do Planeta é um gesto concreto em direção à sustentabilidade. Significa que todos estão preocupados e atentos ao aquecimento global e que queremos fazer a nossa parte pelo direito de nossos filhos e netos herdarem um planeta habitável", finalizou a secretária geral da rede WWF-Brasil, Denise Hamú.  
Com informações da WWF.

Nenhum comentário: