Software calcula efeitos do circuito elétrico sobre o meio ambiente

Manual sobre dimensionamento econômico e ambiental complementa projeto do Procobre para redução de CO² e economia de energia. 


A FIEE Elétrica 2011 – 26ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação está prestes a começar, sempre com foco na apresentação das tendências de consumo e inovações do setor. Paralelo ao evento, o Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre, tem desenvolvido materiais de divulgação e produtos com o objetivo de demonstrar a efetividade do dimensionamento elétrico para economia de energia e redução da emissão de CO²
Entre os projetos estão a apresentação de um software que dimensiona os circuitos levando em conta aspectos de economia de energia eos efeitos deste dimensionamento sobre o meio ambiente. De acordo com o engenheiro eletricista e consultor do Procobre Hilton Moreno, responsável pelo programa e também pela elaboração do Manual “Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos”, as mais significativas emissões de CO² num sistema elétrico são produzidas quando os condutores estão sendo utilizados no transporte de energia elétrica. Um só circuito elétrico, sob certas condições, pode ser responsável pela emissão indireta de milhares de quilos de CO2 na atmosfera no decorrer de alguns anos.
“Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Cobre – Procobre, o software é direcionado para profissionais envolvidos com instalações elétricas interessados em dimensionar circuitos elétricos com condutores de cobre de baixa tensão até 1.000 volts pelos critérios de dimensionamento econômico descritos na NBR 15920 da ABNT e ambiental”, explica Moreno.
Além do software, o manual desenvolvido em 2010 traz os critérios de dimensionamento econômico para todos os tipos de instalação elétrica de baixa tensão, tanto prediais ou comerciais quanto industriais ou nas redes públicas de distribuição de energia.
Tanto o software quanto os manuais estão disponíveis para download gratuito pelo site do Leonardo Energy Brasil, mantido pelo Procobre
Perfil- O Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento sustentável de novas aplicações e difundindo sua contribuição para uma melhor qualidade de vida e progresso da sociedade. O Procobre faz parte da ICA - Internacional Copper Association, com sede em Nova Iorque encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente. 

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: