Sustentabilidade = mídia espontânea em diferentes meios de comunicação


Investir em sustentabilidade não é apenas questão de legalidade ou uma responsabilidade das empresas, mas um ótimo objeto para mídias espontâneas, aquelas matérias, notícias, publicações ou outras ações de comunicação não pagas e, muitas vezes, de iniciativa dos próprios meios de comunicação.

Senão vejamos, que outro aspecto de pequenos meios de hospedagem poderia ser utilizado por uma revista que tem como objeto de suas publicações o bem estar e a saúde das mulheres, se não forem as iniciativas verdes destes negócios? Os PMHs com melhores e mais diversificados equipamentos de malhação? Ou PMHs localizados em lugares propícios à prática de ecoturismo e turismo de aventura?  

Talvez. Mas nenhum desses temas terá a amplitude e a diversidade de meios de comunicação que a política ou as ações de sustentabilidade terão.

Na edição de janeiro deste ano da Women's Health Brasil, a revista dedicou 04 páginas, entre fotos e textos, para destacar 04 pequenos meios de hospedagem brasileiros por suas ações de sustentabiilidade ambiental. Chamando as ações de cada PMH como pacote sustentável, as jornalistas Gislene Pereira e Juliana Diniz escolheram os empreendimentos, a partir daqueles que receberam o selo de sustentabilidade do Guia 4 Rodas Brasil 2011.

Além de listar os pacotes sustentáveis, a matéria destacou as atrações naturais dos destinos em que os PMHs estão localizados, a infra-estrutura e os excelentes serviços dos PMHs, além de listar seus contatos.

Vamos a seguir transcrever apenas algumas das ações dos "pacotes sustentáveis" de cada um dos 04 PMHs. Viste os sítios eletrônicos destes empreendimentos e de outros listados pelo Guia 4 Rodas para buscar boas práticas e inspiração para novas ações de sua política de sustentabilidade.

Pousada do Toque em São Miguel dos Milagres - AL
Projeto Social Toque de Taipa foi desenvolvido a fim de beneficiar a comunidade local - que forma a base dos funcionários da pousada. Atividades educativas como oficinas de leitura para crianças, jovens e adultos fazem parte do projeto.

Pousada Solar do Mirador em Imbituba - SC
A arquitetura foi projetada para preservar a Mata Atlântica e conter o desperdício de energia. A fim de interferir o mínimo possível no curso das águas da chuva, os bangalôs são construídos em forma de palafita, e os caminhos para percorrer a pousada, feitos com pedras do próprio local. Além disso, boa parte das áreas comuns possui paredes envidraçadas para aproveitar a luz solar ou recebe acabamento de reboco de barro, um isolante térmico.

Hotel Rosa dos Ventos em Teresópolis - RJ
O Hotel foi pioneiro no uso de energia solar do país e as torneiras são bastecidas com água mineral fluoretada.

Pousada Ronco do Bugio em Piedade - SP
Uso de fonte energética alternativa, tratamento de ar com sistema natural de purificação e plantio de árvores nativas.

Neste momento que vivemos, em que toda a sociedade mundial se vê desafiada a mudar seus modelos de desenvolvimento, em função dos impactos ambientais que o sistemas ambientais não mais conseguem absorver, esses investimentos são ainda mais potencialmente multiplicadores.

Isso porque a questão ambiental é notícia, em qualquer de seus aspectos, sejam os impactos resultantes das ações humanas, os fenômenos naturais (furacões, terremotos, vucões, tempestades, etc.), ou as ações rumo a sustentabilidade feitas por governos, empresas, entidades e pessoas.
Fonte: www.abihbrasil.blogspot.com

Nenhum comentário: