Indicadores ambientais

Conheça a publicação "Indicadores Ambientais e Gestão Urbana" e saiba por que a heterogeneidade das regiões de São Paulo, em geral analisada em termos socioeconômicos, também aparece quando o tema é ambiental.

Imagem
 
A complexidade das realidades intraurbanas no espaço da cidade foi constatado no estudo Indicadores Ambientais e Gestão Urbana: Os desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo, iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) do Município de São Paulo, com o apoio técnico do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). A publicação sintetizando os resultados foi lançada em 2009. 
 
Verificou-se na cidade de São Paulo um alto grau de variedade com relação aos problemas e pressões ambientais nos diferentes espaços urbanos. A cidade e sua região metropolitana enfrentam um cenário bastante próximo ao limite de sustentabilidade por conta do aumento da imobilidade urbana e do comprometimento de suas áreas prestadoras de serviços ambientais. A esse quadro agregam-se, num médio prazo, as incertezas com relação ao cenário de mudanças climáticas globais. A atual situação leva obrigatoriamente à necessidade de incorporação de novos paradigmas, em especial de habitação e transporte.
Para ler o estudo na íntegra, clique aqui
 

Nenhum comentário: