Colocando os três R's em prática

por Daniela Iacobucci

Família inspira a redução de consumo e lixo.
Nessa semana foi publicada uma matéria sobre uma família britânica que conseguiu produzir apenas uma sacola de lixo em todo o ano de 2010.
O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos de alimento em adubo.
Além disso, eles compram produtos diretamente de produtores locais para evitar embalagens em excesso e, quando vão ao açougue, por exemplo, levam os próprios recipientes.
Em 2009, eles conseguiram reduzir sua produção de lixo para apenas uma lata. Em 2010, os Strauss, que vivem em Longhope, no condado de Gloucestershire, no Reino Unido, eles decidiram aumentar o desafio e não produzir lixo nenhum. 

zerowaste

A pequena sacola de lixo continha alguns brinquedos quebrados, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.
Os Strauss começaram o desafio reduzindo o uso de plástico. Depois, passaram a reciclar e reaproveitar cada vez mais, além de usar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia.
A experiência foi contada em um site na internet, que acabou virando referência sobre reciclagem e tem mais de 70 mil visitantes por mês.
A história desta família serve de exemplo e motivação para tentarmos reduzir a maior quantidade de lixo e consumo possível. Claro que para quem vive em grandes centros urbanos, é muito difícil plantar sua própria e praticar algumas outras ações dessa família.
Mas serve como lembrete para sempre fazermos tudo que está em nosso alcance para amenizar o impacto ao meio ambiente.

Por Alana Rany

Nenhum comentário: