Sustentabilidade a serviço do colaborador

Preservar o meio ambiente e garantir condições favoráveis ao aumento da produtividade dos colaboradores. Essa combinação, que até pouco tempo era impensável, atualmente já está prevista em projetos arquitetônicos que são desenvolvidos exclusivamente para empresas, comércios, escritórios e indústrias. 
 
O resultado disso? Trabalhadores em condições ideais para produzir mais e melhor, além da redução de custos. Nunca investir no verde foi tão vantajoso.

De acordo com a arquiteta paulista Karla Cunha, especialista em projetos sustentáveis, as intervenções no espaço corporativo não seguem uma regra comum, mas são conduzidas segundo as intenções e necessidades de cada cliente e cada ocasião, entretanto, algumas medidas podem ser tomadas nos mais distintos locais.

As mudanças vão desde a otimização da luz e da ventilação natural até a promoção de conforto térmico e acústico com base em preceitos ‘ecologicamente corretos’.

"Hoje existem vários tipos de sensores de iluminação, por exemplo, que acendem e apagam conforme a incidência de luz natural externa, garantindo uma grande economia na conta de energia elétrica", explica a arquiteta.

Outra alternativa para garantir o conforto dos colaboradores e ainda dar uma força ao meio ambiente – e consequentemente para o bolso – são os ar-condicionados ecológicos, que têm a mesma eficiência, mas em contrapartida funcionam com níveis de ruído próximos a zero e consomem menos energia. Na conta final a economia pode chegar a até 40%.

"Além disso, o ar-condicionado ecológico utiliza um gás natural no lugar do CFC (clorofluorcarbono), gás nocivo à camada de ozônio e que continua presente nos modelos convencionais", completa Karla.

Divulgação


Energia solar: economia para o patrão, conforto para o colaborador. Retorno do investimento é a médio prazo

Invista em muros e telhados verdes

Em uma realidade urbana, os tons cinza e preto de concreto, asfalto, metal e poluição são predominantes. Para oferecer um efeito visual diferenciado e ainda assegurar um ambiente corporativo agradável e com sua estrutura melhor protegida contra as intempéries, uma das tendências arquitetônicas é revestir os muros e telhados com vegetação.

Dentre os benefícios desta alternativa está o isolamento acústico do espaço, a manutenção de temperaturas naturalmente aprazíveis e a purificação do ar. Além disso, o revestimento com vegetação protege a estrutura da construção, eliminando a concentração de calor e contribuindo para o devido escoamento da água.

Para tornar o projeto ainda mais funcional, aproveitar a vegetação dos muros para o cultivo de horticulturas orgânicas, que podem ser plantadas e distribuídas entre os colaboradores, é uma possibilidade que deve ser considerada.

Mais possibilidades

Não há desculpas para deixar de aderir à onda verde da sustentabilidade, pois com o retrofit até mesmo imóveis antigos com estruturas e instalações incompatíveis com as necessidades atuais podem passar por readequações. 
 
"Para as mudanças ocorrerem só depende mesmo de uma avaliação minuciosa a respeito", afirma Karla.

Bom para todos "A melhora na qualidade de vida dos colaboradores se
reverte em lucro financeiro para as empresas"
Karla Cunha
Arquiteta especialista em sustentabilidade 

Recorrer a torneiras temporizadas e com redutor de vazão, instalar no sistema de iluminação minuterias ou sensores de presença em áreas de uso coletivo, bem como providenciar lâmpadas em LED completam o arsenal sustentável, que gera economia para o patrão e qualidade de vida e condições para o melhor rendimento dos colaboradores.

Do mesmo modo, sistemas de aquecimento ou energia solar são medidas interessantes e, apesar de exigirem um bom investimento inicial para serem implantados, o ressarcimento financeiro é alcançado em médio prazo.