Setur discute projetos sustentáveis com BID



Reunião do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) elogiou a qualidade e a eficiência de projetos de incentivo ao Turismo em execução no Estado do Rio de Janeiro. 

Mantidas com recursos do Banco, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur, e implantadas pelo Governo do Estado, as ações entorno do Turismo Sustentável podem ser classificadas como exemplos para o Brasil, segundo a chefe de representação do BID no Brasil, Annette Killmer.

"O Rio está colocando em prática projetos bastante interessantes e oportunos. 

Vejo o Estado do Rio de Janeiro como uma vitrine de boas ações de incentivo ao turismo sustentável, como por exemplo as estradas Paraty/Cunha e Capelinha/Mauá, além da gestão turística dos parques estaduais", afirma Annette, que passou o dia em reuniões com o secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix.

Para o secretário Nilo Sergio, as ações de marketing para a promoção turística do Estado com vistas às Olimpíadas - que também fazem parte dos projetos contemplados pelo Prodetur - são os próximos itens a serem contemplados.

"A atenção do BID para com o Rio de Janeiro é vital para a implementação de projetos de suma importância para a profissionalização do setor e de seus equipamentos. 

Todas as ações são acompanhadas por representantes do Banco, que tem aprovado e recomendado os projetos executados pelo Estado. 

O Estado e o BID entendem que seja necessário, neste momento, investir em material de promoção e marketing para atrair mais turistas brasileiros e estrangeiros para a capital, e principalmente para as cidades do interior", explica Nilo Sergio Felix.

Durante a visita à Secretaria de Turismo, Annette acompanhou o andamento de diversos outros projetos ligados à ampliação do potencial turístico do Estado do Rio. 

Dentre os programas em desenvolvimento pela Setur-RJ, se destacam:

Planejamento e Implantação de Roteiros Temáticos para estímulo a pequenos negócios; 
Proposição de Modelo de Centros de Atendimento aos Turistas; 
Fortalecimento na Gestão Empresarial da Economia do Turismo (Capacitação profissional e empresarial); 
Atualização do Plano Diretor Estadual de Turismo.

Seminário Nacional do Prodetur será no Rio de Janeiro - No final de abril acontecerá na capital o III Seminário Nacional do Prodetur, que reunirá representantes de diversos estados, contemplados com verbas do BID. 

O encontro será administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e fará um apanhado sobre o status de todos os programas em desenvolvimento no país, financiados pela instituição.

Thalita Cardoso

Nenhum comentário: