Plataforma de negociação da Bolsa de Valores Ambientais tem nova versão

Fonte/Autoria.: BVRio


A Bolsa de Valores Ambientais BVRio lançou esta semana uma nova versão de sua plataforma eletrônica de negociação de ativos ambientais BVTrade (www.bvtrade.org). 

A plataforma possibilita que mecanismos de mercado florestais e de logística reversa sejam comercializados para o cumprimento de leis ambientais, como o Código Florestal e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Criada em 2012, a BVTrade opera o mercado Florestal através da comercialização das CRAs – Cotas de Reserva Ambiental, e de Créditos de de Unidades de Conservação. 

A plataforma conecta proprietários e produtores rurais de todo o Brasil que precisam regularizar sua reserva legal. Segundo o código florestal todo propriedade rural precisa manter um mínimo de vegetação nativa, e aqueles que tem excedente de “floresta” podem vende-la aos proprietários que não tem reserva legal suficiente. 

Além destes mecanismos, a BVTrade também oferece o serviço do CAR – Cadastro Ambiental Rural, um registro eletrônico federal, obrigatório para todos os imóveis rurais, com o prazo de realização até 06/05/2015.

Segundo Maurício Moura Costa, presidente da BVTrade, a procura pela regularização florestal vem aumentando a cada dia. 

“Começamos esta nova fase com quase 3 milhões de hectares de reserva legal cadastrados, prontos para a negociação, representando aproximadamente 3 mil produtores e proprietários rurais de todo o Brasil. 

O total de estoque ou redução de carbono derivado dos mecanismos de mercado disponíveis na plataforma chegou a mais de 300 milhões de toneladas de CO2 equivalente”, comenta Costa.

A BVTrade também opera o mercado de materiais recicláveis, comercializando os Créditos de Logística Reversa (CLRs) de Embalagens e de Pneus, que representa a atividade de coleta e triagem realizada pelas Cooperativas de Catadores. 

O crédito é um instrumento de inclusão produtiva e geração de renda para os catadores (adicional à venda dos materiais), que contribui para a formalização, desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas. 

Atualmente a BVTrade beneficia aproximadamente 7.600 mil catadores, representados por mais de 150 cooperativas de materiais recicláveis de 21 estados, cadastradas na plataforma.

Segundo Costa, “a plataforma gera liquidez e promove o uso de mecanismos de mercado que, por sua vez, facilitam o cumprimento de legislações ambientais e a adoção de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente”. 

Para conhecer a BVTrade, acesse: www.bvtrade.org – a participação é gratuita.

Nenhum comentário: