Paraná tem o primeiro comitê do país para logística reversa na construção civil


O Paraná tem o primeiro Comitê Gestor do país para colocar em prática as ações do plano de logística reversa da construção civil, com a correta destinação e aproveitamento dos resíduos produzidos pelas obras. 

A primeira reunião do grupo, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na segunda-feira (23), contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski. 

O comitê é fruto de um acordo do Governo do Estado com os sindicatos da construção civil do Paraná: Sinduscon-PR, Sinduscon-Noroeste, Sinduscon-Oeste e Sinduscon-Norte, que elaboraram o Plano de Logística Reversa do setor. 

“Logo teremos bons resultados para divulgar e comemorar, num trabalho que servirá de modelo para outros estados” disse Soavinski. 

O comitê tem caráter deliberativo e é composto por representantes do Governo, Sinduscon-PR, Fiep e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). 

“Como aqui é o primeiro Estado a ter um comitê de logística reversa do setor, queremos acompanhar o que será feito para replicar em outras regiões”, disse a assessora da Comissão do Meio Ambiente da CBIC, Mariana Silveira Nascimento. 

De acordo com o sindicato, as obras formais representam 25% do volume de resíduos do setor e o restante é produzido por obras informais e reformas. 

Em outubro do ano passado o sindicato entregou seu plano de logística reversa, que foi aprovado pela secretaria estadual do meio ambiente. 

Agora, serão articuladas as ações que colocarão em prática as medidas de curto, médio e longo prazo. 

O Estado conta com 21 termos de compromisso de logística reversa assinados com diferentes setores. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário: