Rede internacional de hotéis reforça Ações Sustentáveis no Brasil

Fonte: Portal Imprensa



Brasil - Economizar os nossos recursos naturais é dever de todos. Grandes corporações são constantemente cobradas pela população e pelos órgãos públicos para a evolução de suas iniciativas e responsabilidade com o meio ambiente e natureza.

Estima-se que o segmento hoteleiro possa obter economia superior a 30% com a implantação de medidas de eficiência energética em suas instalações.

As iniciativas podem abranger desde ações simples como a escolha certa de lâmpadas até projetos mais complexos como sistemas modernos de geração de energia, refrigeração e/ou aquecimento em edificações novas e prédios que passam por reformas ou processos de retrofit.

Contribuindo com a sustentabilidade do planeta, a Meliá Hotels International Brasil tem implantado ao longo dos últimos oito anos, projetos de eficiência energética para garantir a continuidade dos conceitos de sustentabilidade já praticados nos empreendimentos da rede Meliá no Brasil.

Os projetos consideram a significativa redução dos Consumos e Custos Energéticos com a implantação de sistemas e equipamentos advindos de empresas ambientalmente responsáveis e que possuem, em sua maioria, a Certificação de Sustentabilidade.

Alguns dos projetos já implantados pela rede no Brasil são: 

Bombas de Calor Elétricas, Bombas de Calor a Gás com Geração de Água Gelada, Up-Grade das Bombas de Calor;
Sistemas de Aquecimento de Água por Passagem sem termo acumulação, Redutores de Vazão de Água; 
Negociações Tarifárias junto às Concessionárias de Água; 
Gerenciadores de Energia com Controle de Demanda;
Automação da CAG (central de água gelada);
Geração em Ponta, Negociações tarifárias junto às Concessionárias de Energia; 
Banco de Capacitores, Sistema de Iluminação LED; 
Películas Térmicas para Janelas de UH'S e Sistemas de última geração p/ Aquecimento de Água para Banho e Piscina. 

Em implantação para 2015, há o sistema de cogeração em horário de ponta para o Meliá Jardim Europa e também projetos como a implantação de poços artesianos na grande maioria dos hotéis de rede.

A divisão Brasil conta ainda com estudos para implantação e conforme localização regional dos Empreendimentos, ainda há os Sistemas para Geração de Energia Eólica, Energia Foto Voltaica, Reuso e Tratamento de Água de Chuva e de Efluentes, bem como Sistemas de Aquecimento Solar.

"Com a iniciativa, a Rede espera modernizar as instalações para atrair mais hóspedes, gerar maior rentabilidade aos investidores e colaborar com o meio ambiente", comenta Paulo Nogueira, gerente de serviços técnicos da Meliá Hotels International Brasil. 

As reduções das despesas com água, gás e energia elétrica tiveram uma economia anual em todos os Hotéis da Rede na ordem de R$ 4.200.000,00 em 2014 em comparação ao mesmo período de 2006, período em que foram gradativamente implantados os sistemas.

A iniciativa rendeu à Meliá em 2013 durante o Sustainability Day, um dos prêmios concedidos pelo Banco Mundial por meio do IFC (Internacional Finance Corporation) e pelo Programa Pró-Hotéis, por pioneirismo nas iniciativas de eficiência energética no segmento hoteleiro.

O programa de sustentabilidade da Meliá no Brasil também conta com grandes parcerias junto a empresas fabricantes e instaladoras de reconhecimento pela alta tecnologia e ambientalmente sustentáveis e com boas negociações junto às Concessionárias, como SABESP, Eletropaulo, CPFL, Ampla e Comgás. 

"Além de oferecerem credibilidade aos programas, os parceiros atuam com uma participação bastante ativa para garantir sempre a melhor solução", finaliza Nogueira.

Nenhum comentário: