ONU aprova ambicioso plano de sustentabilidade para 15 anos

Meizahn/ThinkStock


ONU: O programa busca acabar com a pobreza, promover a educação e combater a mudança climática

Da AFP

Líderes de todo o mundo adotaram um ambicioso programa que pretende acabar com a pobreza nos próximos 15 anos, que o papa chamou de "um sinal de esperança", embora tenha pedido medidas concretas.

Na abertura da cúpula que reunirá até domingo mais de 150 chefes de estado e de governo na sede das Nações Unidas, em Nova York, os países estabeleceram 17 metas, divididas em 169 objetivos que devem ser cumpridos até 2030.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a nova agenda representa uma "visão do mundo universal, integrada e transformadora".

Mas alertou para a necessidade de que a comunidade internacional se comprometa com a implementação do plano. "Precisamos de ações de todos em todas as partes".

O programa busca acabar com a pobreza, promover a educação, garantir vidas mais saudáveis e combater a mudança climática.

O documento foi ratificado durante a inauguração de uma cúpula de desenvolvimento que reunirá mais de 150 chefes de estado até domingo na sede da ONU, que precede a 70ª Assembleia Geral.

Para o papa Francisco, que momentos antes se dirigiu aos líderes falando na tribuna do auditório da Assembleia Geral, o novo plano de desenvolvimento "é um sinal importante de esperança".

"Não bastam, contudo, os compromissos assumidos solenemente, ainda quando constituem um passo necessário para as soluções", disse o papa.

"O mundo pede de todos os governantes uma vontade efetiva, prática, constante, de passos concretos e medidas imediatas para preservar e melhorar o ambiente natural e vencer o quanto antes o fenômeno da exclusão social e econômica", disse o papa argentino, o primeiro do continente americano.

O documento, de 41 páginas, foi ratificado durante a abertura da Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável de 2015, um prelúdio para o debate geral da 70ª Assembleia Geral da ONU na próxima semana.

O objetivo número um é "colocar fim à pobreza em todas as suas formas": 836 milhões de pessoas ainda vivem com menos de 1,25 dólares por dia.
Mais de 3,5 bilhões de dólares

O plano também prevê garantir o acesso universal a educação e saúde, lutar contra as crescentes desigualdades, promover o desenvolvimento das mulheres e limitar o aquecimento global.


Nenhum comentário: