Sustentabilidade ambiental não acaba com empregos


Edgard Júnior, da Rádio ONU







A Organização Internacional do Trabalho, OIT, afirmou que uma economia ambientalmente sustentável não vai acabar com os empregos existentes.
Segundo o coordenador do programa de empregos verdes da organização, Peter Poschen, novas empresas e oportunidades de trabalho podem surgir com a mudança do sistema econômico atual para uma economia verde.


Brasil

O Brasil é um exemplo disso, segundo Poschen. O país já criou quase 3 milhões de vagas em setores verdes, aproximadamente 7% da força de trabalho formal.

Na União Europeia, o número de empregos criados chega a 15 milhões e nos Estados Unidos quase 3 milhões.

Impacto

Poschen afirmou que a mudança pode ser bem absorvida, principalmente pelos países em desenvolvimento, com políticas corretas e a implementação apropriada.

Para o coordenador da OIT, os benefícios serão duplos, tanto social como ambiental. A economia verde, afirmou ele, tem o potencial de criar entre 15 e 60 milhões de novos postos de trabalho extras pelos próximos 20 anos.

Pobreza

Além disso, Poschen disse que o sistema pode tirar milhões de trabalhadores da pobreza. Mas ele alerta que o processo não será tão fácil.

O coordenador declarou que alguns tipos de emprego vão desaparecer, particularmente em setores que lidam com as emissões de carbono. Eles representam, em média, 10 a 20% dos trabalhos na maioria dos países.

(Rádio ONU)

Nenhum comentário: