Mulheres dão início às atividades do Fórum Social Mundial 2013 na Tunísia


Tatiana Félix, da Adital


Mulheres de várias nacionalidades, cores, culturas e segmentos deram início à programação do Fórum Social Mundial (FSM) 2013 na terça-feira (26) na Tunísia (África do Norte), com a Assembleia de Mulheres no Campus Universitário Manar. 

Sob o tema geral “Dignidade”, milhares de participantes caminharam da Praça 19 de janeiro até o Estádio Menzah na Marcha de Abertura do FSM 2013.

Mais de 4.500 organizações sociais de 127 países e diversos segmentos reúnem cerca dezenas de milhares de pessoas na Tunísia, para o evento que segue até o próximo dia 30. São centenas de atividades entre mobilizações, oficinas, seminários e debates, assembleias de convergência, troca de experiências, exposições e manifestações culturais, entre outras ações.

As atividades principais se concentram entre quarta (27) e sexta-feira (29), quando acontecem os eventos auto-organizados e livres no Campus universitário Manar, que trazem para o debate temas como mobilização, revoltas e protestos sociais e política, que estiveram em evidências nos últimos dois anos, especialmente na região do Magreb e Mashreq; democracia, justiça social, economia, mudança climática, direitos humanos, dignidade e cidadania, mulheres, juventude e outros. 

“É um momento de reflexão sobre o futuro destes processos revolucionários e as revoltas que sacudiram a região e o mundo, é uma chamada mundial para a construção de outro mundo”, explica o site do evento.

Em paralelo ao FSM 2013 acontece ainda o III Fórum Mundial de Meios Livres que tratará sobre o fortalecimento e a importância de meios comunitários e alternativos como canais para dar voz às demandas populares. Também o Acampamento da Juventude vem como espaço para jovens de 18 a 30 anos se expressarem em debates e atividades culturais.

O encerramento oficial do Fórum ocorrerá na tarde de sábado (30) com a Marcha de Solidariedade com o povo palestino no marco do Dia da Terra, e que sairá da Praça 14 de Janeiro, passará pela Praça Pasteur e chegará à Embaixada da Palestina.

Surgido no Rio Grande do Sul (Brasil) em 2001, o FSM acontece neste ano no cenário de surgimento e luta da Primavera Árabe, iniciada no final de 2010.

Para mais informações sobre o FSM 2013, acesse: http://www.fsm2013.org/es

Nenhum comentário: