Selo Pró-Hotéis: Setor hoteleiro em busca de sustentabilidade

Rio de Janeiro - De olho na Rio+20, sustentabilidade e eficiência energética começam a se tornar prioridades para hotéis

Eficiência energética em hotéis

Lara Martinho, para o Procel Info

Rio de Janeiro - O mundo tem aumentado, a cada dia, o foco em sustentabilidade. 

A conscientização da sociedade sobre a importância da adoção de práticas economicamente e ecologicamente viáveis tem incentivado governos e empresários a trabalharem no desenvolvimento de ações que não se preocupem apenas com o viés financeiro, mas também com o meio ambiente.

O Brasil acompanha este pensamento e se prepara para grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olímpicos de 2016 e, inclusive, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho e trará discussões econômicas, sociais e ecológicas, incluindo a eficiência energética como um de seus temas.

Neste contexto, autoridades e empresários do ramo hoteleiro começaram a pensar em uma forma mais sustentável e eficiente para se adequarem aos novos conceitos de hospedagem ecológica e sustentável no país.

Para isso, o governo lançou o programa Pró-Hotéis, que tem como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica por meio de troca de equipamentos, instalação de novas tecnologias e mudanças de processos, focando na eficiência energética.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, os esforços para difundir esse programa devem ser feitos o mais rápido possível em todo o Brasil. 

A redução nos gastos dos hotéis pode chegar a 50% em se tratando de economia em energia e água. Apesar de pequenos hotéis não terem uma redução de custos expressiva, em prol do meio ambiente, pequenos e grandes empreendimentos se unem nesse projeto para ajudar a obter um mundo mais sustentável.

Os esforços para difundir esse programa devem ser feitos o mais rápido possível para todo o Brasil.O nosso país está preparado para realizar as mudanças necessárias para aplicação do Pró-Hotéis.

O FBHA considera este tema prioridade e quer que a rede hoteleira nacional se sensibilize com esse programa que será apresentado aos representantes dos governos do mundo todo na Rio+20.

Segundo Sampaio, o nosso país está preparado para realizar as mudanças necessárias para aplicação do Pró-Hotéis. 

Porém devido aos custos, como o ICMS na energia, e alíquotas em todo o país, há uma grande alteração na aplicação do projeto no Brasil se comparado com os padrões adotados nos EUA e na Europa.

Mas, segundo ele, a tecnologia aplicada ao Pro-Hotéis é de ponta comparada aos programas mais modernos aplicados em todo o mundo.

A lista de soluções econômicas do Pró-Hotéis incluem aquecimento por energia solar, instalação de telhado verde, uso de águas pluviais, troca de equipamentos como elevadores e escadas rolantes para versões mais eficientes, redução do desperdício de água e diversas outras iniciativas. 

O programa tem como parceiras as empresas Osram, Schneider, Indeco, Ambient Air e Transsen, além do banco Santander, que oferece condições especiais de financiamento.

Para o representante dos hoteleiros, essas mudanças devem obter resultados que sirvam para todos - empresários, governo, população e meio ambiente -, além de desenvolver uma iniciativa mundial mais coerente e sustentável com o futuro da humanidade.

Hotel do Rio já aderiu ao Pró-Hotéis

O Hotel Copasul, localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, é um dos hotéis que adotaram o programa Pro-Hotéis através do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares do Rio, o SindRio, filiado à FBHA. 

Após fazerem o pré-diagnóstico indicado pelo programa, o Hotel decidiu levar a implantação adiante. Há cerca de um mês o Copasul está em processo de modificações e elabora o cronograma de execução das ações do programa.

Segundo a Diretoria do hotel, as mudanças econômicas e ambientais já podem ser percebidas através do resultado de algumas intervenções simples como a colocação de películas de filtragem solar, que reduziram o consumo energético, permitindo melhor performance da temperatura obtida pelos ar condicionados dos quartos. 

Além disto, elas amenizam os raios UVA, com benefício para saúde de hóspedes e colaboradores, evitando o desgaste prematuro de materiais dos apartamentos, em função da exposição ao sol.

Ainda de acordo com a Diretoria, com a aproximação da Rio+20, que colocou o meio ambiente em foco nos últimos tempos, foi mais fácil para os funcionários se adaptarem a essa nova realidade e obterem melhores resultados na economia de água e luz.



2 comentários:

ASBUILTEC disse...

Bom dia! Como posso obter mais informações?

Empresa Verde disse...

Bom dia.
Você pode encaminhar um e-mail para empresav@empresav.com.br Aos cuidados de Gil.
Att.
Empresa Verde Consultoria