Consumidor consciente opta pela satisfação do produto e não pela compra em excesso

SÃO PAULO - Muitos consumidores dizem praticar o consumo consciente, no entanto, quando o assunto é tecnologia ou moda, por exemplo, observamos um comportamento oposto do consumidor.


Segundo um artigo publicado Akatu, o verdadeiro consumidor consciente deve ter satisfação pelo uso dos produtos e não pela compra em excesso, assim como fazem as pessoas mantêm um celular por anos, porque estão satisfeitas com a sua funcionalidade e não o troca a cada modelo novo lançado.

Para adotar uma postura sustentável, o consumidor também deve optar por produtos duráveis mais do que os descartáveis ou de degradação acelerada, assim como já acontece com a substituição das sacolas plásticas descartáveis por sacolas retornáveis.

Mais atitudes sustentáveis 

Uma boa atitude sustentável é praticar o uso compartilhado de produtos mais do que aposse individual. 

Um bom exemplo é o uso de bicicletas compartilhadas em diversas cidades, inclusive em São Paulo, onde é possível alugar bicicletas em pontos estratégicos da cidade.

Adquirir produtos que consomem menos energia também pode contribuir com o meio ambiente, uma opção é adquirir eletrodomésticos com o selo Procel que certifica os produtos que gastam menos energia. 

Com isso, além de contribuir para o meio ambiente você ainda gera uma economia para o bolso.

Optar por produtos virtuais, como livros digitais também é uma forma de praticar o consumo consciente.

Nenhum comentário: