Robôs e sustentabilidade são destaques da Feira APAS 2012

Tecnologia e compensação ambiental marcam o maior evento de supermercados do mundo

Dois robôs vão trabalhar na conscientização do público para ações voltadas à sustentabilidade na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, maior e mais importante feira do setor de supermercados do mundo. 

O evento será realizado entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. 


A máquina, controlada à distância por operadores treinados, irá interagir com o público presente para que descartem corretamente o lixo nos pavilhões. Fora desse espaço, nos “bastidores”, a APAS, desde a montagem da Feira, realiza triagem desse lixo coletado, para dar o destino correto para cada tipo de resíduo.

Entre as ações, uma equipe de especialistas em sustentabilidade no varejo vai implementar uma política rígida de gerenciamento de resíduos, monitorar e quantificar as emissões de gases de efeito estufa nos quatro dias da Feira. Outra iniciativa é o Prêmio Estande Sustentável, direcionado aos estandes que pensaram na sustentabilidade, tanto no processo de montagem como na composição da arquitetura.

A conscientização do público será reforçada pelos próprios expositores. 

O grupo de coordenação do projeto irá avaliar e premiar, em quatro categorias (mega estande, estande de grande porte, estande de médio porte e estande de pequeno porte) as melhores ações e procedimentos sustentáveis adotados pelos expositores. 

A premiação ocorrerá em uma cerimônia realizada ao final do evento. O objetivo é incentivar cada expositor a elaborar iniciativas individuais e divulgar essas ideias e ações.

Além do monitoramento e registro constante das variáveis do desempenho socioambiental da Feira, o programa de sustentabilidade da APAS 2012 vai coordenar e treinar os funcionários envolvidos no evento, desde as ações de montagem de estandes até a conscientização dos funcionários que atuarão no setor de alimentos. O trabalho foi pautado pela Normatização da ISO 20121 sobre eventos sustentáveis.

A grande quantidade de resíduos gerados em eventos do mesmo porte é um dos maiores desafios. O projeto foi iniciado com ações de conscientização e treinamento, ampliadas por parcerias com a empresa Solam – Soluções Ambientais, para o reaproveitamento e a reciclagem do material gerado, como madeiras, embalagens recicláveis, resíduos orgânicos, entre outros.

Com o programa, a APAS espera compensar totalmente a emissão de gases CO2 gerados durante todo o evento. A metodologia utilizada para a compensação será o Greenhouse Gas Protocol da ONU, validada no Brasil pela Fundação Getúlio Vargas. Essa compensação será feita após o evento com o plantio de árvores nas cidades sedes das regionais APAS em todo o Estado de São Paulo.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

Serviço

APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados

Quando: de 7 a 10 de maio

De 7 a 9 de maio, das 14h às 22h; dia 10 de maio, das 14h às 20h

Onde: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP

Assessoria de Imprensa APAS – Feira
Approach – Tel.: 11 3846-5787
Ana Parolo – ana.parolo@approach.com.br – ramal 12
Mariz Vieira – marise.vieira@approach.com.br – ramal 46
Kathlyn Pereira – kathlyn.pereira@approach.com.br – ramal 26

Assessoria de Imprensa APAS – Institucional
Approach – Tel.: 11 3846-5787
Neide Martingo – neide.martingo@approach.com.br – ramal 18
Cintia Beck – cintia.beck@approach.com.br – ramal 22

Nenhum comentário: