Leroy Merlin tem maior número de lojas certificadas sustentáveis no país

LAÍS JIMENEZ NOTÍCIAS


A rede acaba de conquistar sua 14ª Certificação de Alta Qualidade Ambiental tornando-se líder em empreendimentos com essa característica

Além de líder do mercado de material de construção, desde 2010, a Leroy Merlin consolida sua liderança no Brasil também em construções sustentáveis certificadas. A rede acaba de conquistar sua 14ª Certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental, tornando-se assim a empresa com o maior número de empreendimentos sustentáveis certificados do país. Para chegar a tal conclusão considerou-se todos os sistemas de certificação existentes hoje, superando inclusive empresas do mercado imobiliário. A certificação tem a auditoria da Fundação Vanzolini, ligada à USP.

A rede possui hoje 10 selos AQUA no processo de Construção Sustentável, sendo um para o retrofit da matriz, em Interlagos – bairro de São Paulo, e nove para as lojas, destas quatro possuem também a Certificação de Uso e Operação, ou seja, a Leroy Merlin tem quatro lojas 100% sustentáveis - Niterói (RJ), Taguatinga (DF), Jacarepaguá (RJ) e Campinas Anhanguera (SP), algo inédito no Brasil. Em todas as certificações, desde o projeto até a finalização da obra, tudo foi pensado para proporcionar o máximo de conforto, segurança e facilidade de acesso aos usuários em se tratando de eco-eficiência do edifício e um canteiro de obras de baixo impacto, tanto na sua vizinhança, quanto no meio ambiente.

Construir e Sustentar

A Leroy Merlin tem um Programa de Sustentabilidade, o Construir e Sustentar. Essa preocupação de sustentabilidade partiu dos colaboradores da empresa, que há cinco anos perceberam que poderiam ter a maior variedade de produtos para a construção ou reforma numa só loja, aliado aos princípios de gestão ambiental de cada unidade. O processo ganhou força e entendimento dos diretores da Rede que abraçaram os motivos apresentados e hoje a Leroy Merlin se apresenta como uma empresa que se preocupa com o meio em que está inserido. As ações do programa englobam, além das construções sustentáveis, a comercialização de produtos ecossustentáveis, campanhas beneficentes e apoio à instituições carentes no entorno das lojas.

Além disso, há também o programa "Educar para a Sustentabilidade" onde os mais de 5000 colaboradores passam por treinamento de sustentabilidade através de um jogo lúdico. “Tudo isso é fruto do processo de Desenvolvimento Sustentável iniciado em 2008 e que hoje é um dos pilares da Leroy Merlin”, destaca Pedro Sarro, diretor de Projetos e Obras da Leroy Merlin Brasil.

O Processo AQUA – Alta Qualidade Ambiental

O Processo AQUA de construção sustentável é a adaptação para o Brasil da “Démarche HQE” da França, voltado às especificidades brasileiras e oferece uma certificação baseada em avaliação de critérios de desempenho abrangentes e relevantes. O processo é auditado pela Fundação Vanzolini, uma entidade ligada à USP que demonstra, por meio de auditorias e avaliações presenciais independentes, a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento. 

Abaixo, seguem alguns exemplos dos benefícios adquiridos com a Certificação AQUA: 

Economia de água: A água da chuva é armazenada em um tanque sendo reaproveitada nos banheiros, na irrigação dos jardins e na limpeza da loja, gerando uma economia de até 50% de água. A água que sobra neste sistema é direcionada para os poços de infiltração, contribuindo para a manutenção do lençol freático, evitando o risco de enchentes. Além disso, os sanitários possuem válvulas de descarga de fluxo duplo que liberam mais ou menos água conforme a necessidade.

Economia de Energia: A iluminação externa e de fechada utilizam tecnologia LED que são eficientes e muito econômicas. Além disso, vidros e brises na fachada, permitem a iluminação natural e minimizam o calor interno do ambiente. O ar condicionado adotado consome 17% menos de energia elétrica que o tradicional. 

Conforto Auditivo: A acústica recebe um cuidado especial para promover o conforto dos usuários, tanto nas salas reunião, quando no espaço de vendas.

Coleta Seletiva: Todas as lojas da rede possuem Estações de Coleta Seletiva, incentivando o cliente a descartar o lixo corretamente, preservando o meio ambiente. Além da coleta de papel, vidro, metal e plástico, a empresa recebe também lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, pilhas, baterias, carregadores e celulares, e direciona para correta descontaminação e reciclagem.

Reutilização de materiais descartados: Reutilização de todo entulho da obra como enchimento das áreas de piso.

Acessibilidade: Lay out adaptado para todas as normas de ergonomia e acessibilidade.

Sobre a Leroy Merlin

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus clientes.

Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus clientes a maior variedade de produtos em 65 mil itens divididos em 14 setores: Materiais para Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Corte de Madeira e Vidro, Enquadramento, Confecção de Cortinas sob Medida, estacionamento e Entrega em Domicílio, entre outros.

Hoje, a rede francesa possui 25 lojas distribuídas em seis estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, as lojas de Taguatinga (DF) e Campinas Anhanguera (SP) também possuem esta certificação. 

A Leroy Merlin é líder, pelo terceiro ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado anualmente pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) e 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” (2010 e 2011), realizado pela Revista Carta Capital. 

A Leroy Merlin é também a Empresa do setor de Lojas de Material de Construção com o melhor reconhecimento por parte do consumidor como “Empresa que mais Respeita o Consumidor no Brasil no ano de 2010”, por meio de pesquisa realizada anualmente pela Revista Consumidor Moderno.

Nenhum comentário: