Serra Gaúcha terá Condomínio Industrial Sustentável



Um dos mais modernos empreendimentos sustentáveis do Brasil será construído em uma área estratégica com completa infraestrutura, logística, transporte e segurança e oferecerá entre outros benefícios a redução de custos operacionais.

Um novo conceito de empreendimento industrial está surgindo no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha, trata-se do Greentec – Condomínio Industrial Sustentável, que está em fase de implantação na Linha Palmeiro, entre Caxias do Sul e Farroupilha/RS (atrás da Fras-le e próximo ao Campo de Provas das Empresas Randon). 
 
O condomínio fechado de 700.000m² em meio à natureza, está dividido em 132 lotes de 1.800m² a 20.000m² e reunirá de 50 a 60 empresas de segmentos variados, entre metalmecânico, logística e serviços. 
 
Planejado para se tornar uma solução econômica e ecologicamente correta, o Greentec apresentará ao mercado o que há de mais moderno em condomínios industriais, com ênfase para a sustentabilidade. O novo conceito garante mais lucro, competitividade, produtividade e, ao mesmo tempo, qualidade. Toda a infraestrutura é voltada para a redução de custos, sejam eles operacionais, estruturais ou gerenciais.

Até o momento, 25% dos lotes já foram comercializados seguindo um modelo de negócio que contempla três alternativas: venda de lotes, venda de pavilhões construídos e, ainda, aluguel de pavilhões. Segundo um dos idealizadores do projeto, o diretor da DSM Administração e Construção, César Matias, “a partir das necessidades das empresas desenvolvemos soluções que permitem compartilhar as despesas, desta forma ocorre a redução dos custos, melhora dos resultados e aumento da competitividade, dentro do conceito de sustentabilidade”, destaca Matias.

O empreendimento oferecerá infraestrutura em logística, segurança e administração das áreas comuns, tendo como princípio básico as despesas e benefícios compartilhados entre todas as empresas. Por exemplo, a energia limpa será adquirida no mercado livre, o que representa uma economia de até 40% na distribuição. 
 
Além disso, o Greentec terá uma gestão voltada para a redução do impacto ambiental com o tratamento de efluentes, reutilização de água, gestão de resíduos, redução do consumo de energia, coleta seletiva de lixo e destinação para reciclagem e, ainda, estação de compostagem que irá gerar material orgânico para adubagem.

A comunicação de ponta proporcionará agilidade e eficiência no fechamento de negócios, assim como a acessibilidade, outro ponto forte do projeto, pois oferecerá linha interna de transporte, bicicletário e ciclofaixa, heliponto, ruas largas e pavimentadas. 
 
O processo logístico foi planejado para garantir agilidade tanto no recebimento de matérias-primas quanto no envio da produção, uma vez que o empreendimento estará localizado num ponto estratégico da Serra Gaúcha, entre Farroupilha e Caxias do Sul – a 120km de Porto Alegre.

O custo com a segurança também será dividido entre todas as empresas o que a tornará acessível. O Greentec uniu a infraestrutura de apoio da equipe a economia, através de pedidos de compras centralizadas e convênios especiais com atividades e serviços que proporcionarão bem estar e conforto aos seus funcionários e clientes. Os serviços pay per use estarão disponíveis no centro de convenções, áreas de lazer, lojas de conveniência, bancos, restaurantes, centro médico, entre outros.

O projeto arquitetônico do Greentec busca tornar as edificações funcionais a ponto de não servirem somente para abrigar as atividades específicas de cada empresa que integram o condomínio, mas agregar e integrar o ser humano dentro de um conceito de habitabilidade, prédios verdes, ecologia e sustentabilidade.

Margô Segat – Jornalista
(54) 9965.0115 / 3021.0417
margosegat@gmail.com
 

Nenhum comentário: