Design e Sustentabilidade ganham termos de referência

Publicados recentemente pelo Sebrae no estado, os documentos pretendem aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas

Beth Matias 
 

São Paulo - O Sebrae em São Paulo publicou dois termos de referência para posicionar a entidade, parceiros e donos de micro e pequenas empresas em suas ações referentes ao design e à sustentabilidade. 
 
Com o Termo de Referência de Design, o Sebrae no estado pretende mostrar a área como ferramenta de gestão e não apenas como instrumento para finalização de processos ou produtos.

Para o responsável por Design e Economia Criativa no Sebrae em São Paulo, Ary Scapin, a gestão desse setor em uma empresa tem a finalidade principal de promover o posicionamento no mercado e desenvolver a identidade
corporativa. 
 
“Mostramos que mais do que ter um produto ou serviço criativo, o empresário precisa incorporar em sua gestão a busca frequente de novos modelos que aumentem sua competitividade”, afirma.

Outro termo de referência lançado refere-se à sustentabilidade. Segundo a consultora do Sebrae Dorli Terezinha Martins, a linha de ação da entidade diz respeito principalmente aos três pilares da questão: econômico, social e ambiental. 
 
“Desenvolvemos o Relatório de Iniciativa Verde, no qual o empresário receberá um retorno das ações de sustentabilidade em todas as áreas da empresa. Nosso objetivo é deixar os negócios mais preparados para processos que busquem competitividade, como os de certificação”, informa.

Resíduos

No próximo ano, segundo Dorli, o Sebrae em São Paulo irá trabalhar com o tema “Resíduos e Energia”, com cursos e palestras que começarão no interior até chegar à capital. “Estamos desenvolvendo consultorias específicas sobre o tema, além de cursos a distância”, informa.

Em novembro deste ano, o Sebrae Nacional assinou um acordo como primeira instituição oficial apoiadora da conferência Rio + 20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo do evento é verificar o que o Brasil tem feito sobre o assunto nos últimos anos e incorporar novos temas à discussão.

Os dois termos de referência podem ser acessados para download no site do Sebrae em São Paulo.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
 

Nenhum comentário: