Cientistas recriam, pela primeira vez, arco-iris em 3 D

São Paulo- Ao estudar técnicas para criar games e filmes mais realistas, pesquisadores americanos acabaram desvendando os segredos da formação do arco-íris.

 
A equipe liderada pelo professor Henrik Wann Jensen, da Universidade da Califórnia-San Diego, conseguiu recriar em 3D quase todos os tipos de arco-íris existentes na natureza. O sucesso se deve, em parte, à descoberta do formato achatado das gotas.


Usando um método que simula como a luz interage com essas gotículas de água, eles conseguiram, inclusive, simular um arco gêmeo, que se divide em dois.

Jensen, que já trabalhou em filmes como Avatar e teve seu trabalho reconhecido pela Academia de Cinema americana, iniciou suas simulações gráficas buscando melhorar as técnicas usadas em filmes de animações e videogames.

Gotas de hambúrguer


A mecânica básica de um arco-íris é bem compreendida: um feixe de luz é refletido e refratado dentro da gota d’água. A luz do sol se separa em componentes espectrais, formando as cores. O formato das gotas resulta em diferentes tipos de arco.

Até agora, a maioria das simulações de arco-íris assumiam que as gotas eram esféricas. Jensen e sua equipe começaram as simulações de computação gráfica utilizando este formato, mas logo se deram conta de que ele não explicava alguns tipos de arco. 
 
A equipe notou que conforme as gotas de água caem, a pressão do ar achata a parte de baixo delas, deixando-as com forma parecida á de um hambúrguer.

Simulações com essa nova forma se mostraram mais bem-sucedidas, e permitiram recriar quase todos os arco-íris observados na natureza. O próximo passo para a equipe é simular outro belo fenômeno: as auroras.
 

Nenhum comentário: