Seminário discute desempenho térmico e eficiência energética de edifícios


Inscrições estão abertas para o evento, que acontece na segunda-feira, dia 28/11, na sede do Secovi-SP

O Secovi-SP realiza na segunda-feira, 28/11, o seminário: 

“Desempenho térmico e eficiência energética de edifícios: um caminho sem volta na busca da sustentabilidade”. 

O evento faz parte de um conjunto de iniciativas da vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato para discutir e esclarecer o mercado imobiliário a respeito dos pontos mais polêmicos da ABNT NBR 15.575 – Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios.




“O Brasil é um país com grande diversidade de características climáticas e o desempenho térmico dos edifícios – residenciais e comerciais – requer um tratamento adequado de projeto e soluções tecnológicas, visando a habitabilidade e a eficiência energética”, diz o vice-presidente Carlos Borges. “O seminário mostrará caminhos do que se deve fazer para se atingir o desempenho requerido pelas normas e sistemas de certificação já presentes no País, e como projetar e construir melhores empreendimentos para os usuários, mais sustentáveis e mais eficientes energeticamente.”

Casos práticos serão apresentados e alguns dos principais especialistas brasileiros nesses temas participarão do evento, como Roberto Lamberts, pesquisador do Laboratório de Eficiência Energética de Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina; Maurício Roriz, professor da pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos e do Universidade Estadual de Campinas; Mauricio Bernardes, da Tecnisa S/A; e Ana Lúcia de Souza Rocha Melhado, diretora da Proactive - Gestão de Projetos e Sustentabilidade Empresarial.

A presidente da AsBAI (Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação), Esther Stiller, fala sobre “Projeto de iluminação: características e escopo de contratação” no evento, que marca o lançamento do Manual de Escopo de Contratação de Projetos de Luminotécnica, desenvolvido sob a coordenação da entidade.

O Projeto Ampliar, instituição que profissionaliza jovens em situação de risco social com apoio logístico do Secovi-SP, será beneficiado com percentual das inscrições e patrocínios. A participação no evento vale 30 pontos no PQE (Programa Qualificação Essencial). Informações completas sobre a programação e inscrições acesse aqui.

Agenda

Tema: “Desempenho térmico e eficiência energética de edifícios: um caminho sem volta na busca da sustentabilidade”

Data: segunda-feira, 28/11/2011

Horário: das 14 horas às 18h30

Local: sede do Secovi-SP (R. Dr. Bacelar, 1043 – São Paulo)

Inscrições e informações: (11) 5591-1304 a 1308 ou aqui