A importância da Logística Reversa para o Meio Ambiente


A logística reversa surge no cenário nacional, ainda de forma tímida, porém deve ser encarada como uma exigência que deverá ser integrada gradativamente as atividades empresáriais, pois coloca a empresa em sintonia com as questões ambientais, que estão em evidências nos ultimos tempos.


Por Prof. Sileno Marcos Araujo Ortin



Sabemos que uma empresa, é uma unidade econômica onde são reunidos e combinados fatores de produção, desenvolvendo uma determinada atividade com o objetivo de lucro.

Em uma empresa temos a operações de entrada (INPUT), um processamento, onde a matéria prima passa por transformações, através da utilização de maquinários e recursos humanos, para que no final do processo possamos ter um produto acabado (OUTPUT) e que este por sua vez seja distribuído ao cliente final através da utilização de um sistema logístico.

Comumente, conhecemos a Logística como ação que visa disponibilizar determinados produtos a seus clientes, no menor espaço de tempo possível.

Na atualidade, com os grandes impactos causados no meio ambiente pelo homem, através de adoção de práticas nocivas, têm-se estimulado por parte das autoridades e iniciativa privada a busca de soluções para o tema.

É crescente o número de indústrias que estão desenvolvendo práticas de Produção Mais Limpa e ações baseadas nos princípios de sustentabilidade. Dentre as diversas ações destaca-se a Logística Reversa, a qual consiste no fluxo reverso, ou seja, o produto volta do cliente para a unidade fabril (empresa), que dará um fim ambientalmente correto.

Em linhas gerais a Logística Reversa consiste na coleta de embalagens, equipamentos eletrônicos e outros produtos pós-uso, visando o descarte ou reutilização em outros segmentos de atividade industrial. (Revista da Indústria, Nº 166, Pg. 156).

Em agosto de 2010, foi aprovada a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que fabricantes e distribuidores de diversos produtos industrializados, como: Agrotóxicos, pilhas, baterias, óleos lubrificantes, etc. implantem um projeto de Logística Reversa.

Tomando por base a região noroeste do Estado de São Paulo, especificamente a cidade de Votuporanga, existe uma grande quantidade de empresas ligadas a AIRVO, divididas nos segmentos: metalúrgico, confecção, alimentício e mobiliário, que são responsáveis pela geração de emprego e renda em nossa microrregião. É de grande importância que os empresários locais se conscientizem da relevância desta prática, pois ela trará uma série de benefícios, tais como:

- Ampliação da imagem da empresa, de modo que, esta passará a ser bem vista pelos clientes e fornecedores;

- Abertura de novas oportunidades de negócio;

- O material coletado pode ser utilizado como Matéria-prima para fabricação de novas peças;

- Comercialização em outros segmentos;

- Concessão de linhas de crédito pelo BNDS e BID para implantação de projetos ambientais.

Aliado ao destaque do setor industrial, é essencial que o empresariado venha despertar sua consciência ambiental e atentar ao assunto, de modo que tais ações sejam adotadas, pois poderá ser uma fonte de renda lucrativa para a empresa e a colocará em uma posição destacada e privilegiada no seu segmento de atuação, além de contribuir para a conservação do meio ambiente.

Vale lembrar que as ações que adotamos hoje, impactará a longo prazo, no futuro de nossas empresas e a implantação da Logística Reversa deve ser desenvolvida permanentemente e não compreendida como um modismo.