PSA Peugeot Citroën conquista categoria Sustentabilidade do Prêmio AutoData 2011 - Melhores do Setor Automotivo

Marcas do Grupo, Peugeot e Citroën, também são premiadas


A PSA Peugeot Citroën conquistou o Prêmio AutoData 2011 – Melhores do Setor Automotivo na categoria “Sustentabilidade” como reconhecimento à Fase 3 do seu Projeto Biodiesel Brasil. 


A premiação elege as empresas e executivos que mais se destacaram no setor automotivo brasileiro nos últimos 12 meses. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite de ontem, 24 de novembro, em uma cerimônia com cerca de 300 pessoas em São Paulo. Fabrício Biondo, Diretor de Marketing América Latina, e Franck Turkovics, engenheiro responsável pelo projeto, receberam o prêmio pelo Grupo PSA.

O Projeto Biodiesel Brasil é uma parceria da PSA Peugeot Citroën com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, iniciada em 2003, para estudar um biodiesel 100% brasileiro, 100% biodegradável e 100% renovável. A Fase 3 começou em abril deste ano e está recebendo investimentos de R$ 1,5 milhão entre 2011 e 2013. A inovação desta nova fase é o inédito teste dinâmico de um novo tipo de biodiesel em desenvolvimento pelo Ladetel. Ele é 100% obtido da cana-de-açúcar, sem usar uma planta oleaginosa como referência no processo.

Neste novo biodiesel, o óleo vegetal retirado de uma oleaginosa, como a soja ou a palma, é substituído por um produto obtido da cana-de-açúcar por meio de processos químicos especiais. Ele é usado na transesterificação junto com o etanol, também de cana-de-açúcar, para gerar o combustível, que será misturado na proporção de 30% ao diesel metropolitano (a mistura B30) e abastecerá os veículos de teste. 

Também é usado nesta terceira fase, assim como foi na segunda, o B30 de palma, uma planta considerada pelos especialistas do Grupo PSA uma alternativa potencial à soja, oleaginosa mais comumente utilizada na produção do biodiesel. Os testes são realizados com os carros de passeio Peugeot 408 e Citroën C4 Pallas, além de um comercial leve Peugeot Boxer.

As marcas do Grupo PSA Peugeot Citroën também foram premiadas nesta edição 2011 do Prêmio Autodata. A Peugeot conquistou a categoria “Melhor Veículo Automóvel”, com o modelo 408. Já a Citroën venceu na categoria “Estratégia de Marketing”, pelas ações inovadoras e criativas realizadas nas Redes Sociais no Brasil.

“Estes prêmios são um reconhecimento ao trabalho de nossas equipes e mostram que estamos crescendo com qualidade e respeito aos brasileiros, realizando no país pesquisas importantes, desenvolvendo produtos inovadores e ações criativas. E tornam este ano de 2011 ainda mais especial, já que comemoramos 10 anos de instalação industrial no Brasil e anunciamos recentemente um grande investimento no país, que totaliza R$ 3,7 bilhões entre 2010 e 2015”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Os vencedores do Prêmio AutoData foram eleitos por voto direto dos assinantes da Revista AutoData, da Agência AutoData de Notícias e também dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2012, realizado em outubro. A escolha dos vencedores do Prêmio Autodata foi feita por votação direta dos leitores da revista e da Agência Autodata e participantes do Seminário Perspectivas 2011, realizado em outubro.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

De janeiro a outubro deste ano, o Grupo comercializou 146.220 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,3%. Este resultado representa um crescimento de 6% em comparação ao volume de vendas do mesmo período de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 5%.

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