Indústrias integrantes da rede de sustentabilidade reúnem-se em Joinville

As 10 indústrias catarinenses que participam da Rede de Eficiência Energética e Recursos (REEF, na sigla em alemão) reuniram-se novamente ontem, segunda-feira, dia 4, na Embraco, em Joinville. 
 
 
O evento contará com a presença de profissionais da Universidade de Stuttgart, da empresa alemã Arqum e do Senai-SC, que firmaram parceria para a realização conjunta de consultoria ambiental.
No evento, os representantes das empresas trocarão experiências sobre o andamento dos projetos e assistirão palestras sobre o programa de eficiência energética do Senai Nacional, sobre eficiência energética para iluminação industrial (pela Osram do Brasil) e na geração e uso de ar comprimido (pela Kaeser Compressores).
Esta é a segunda de oito etapas do projeto, que teve início em fevereiro. As reuniões periódicas são seguidas de consultorias em todas as empresas participantes, onde são realizados diagnósticos e fornecidas orientações para a execução das atividades. As consultorias, com duração prevista de dois anos, identificarão oportunidades de refinar o uso dos recursos naturais e energia, com repercussão na redução de efluentes, resíduos sólidos e eficiência energética.
O primeiro encontro, realizado em Blumenau, em fevereiro, abordou as tecnologias inovadoras para otimizar o tratamento de água residual. A parceria entre o Senai e a universidade alemã foi fechada depois de dois anos de trabalhos em conjunto, chamados de ações de curta duração. Os trabalhos permitiram o conhecimento da forma de atuação e a identificação de potenciais clientes.
Gerenciados pela Arqum, os projetos serão financiados pelo banco DEG, ligado ao governo alemão e que apoia projetos de ciência e tecnologia. A parceria conta também com a participação da LVI (câmara de meio ambiente, ligada ao Ministério da Economia de Baden Württemberg).
A parceria com a Universidade de Stuttgart também facilitará a transformação do núcleo ambiental do Senai em Blumenau em Centro de Referência Ambiental. O núcleo oferece serviços laboratoriais e de consultoria. O Senai de Santa Catarina também mantém parcerias com instituições alemãs nas áreas de logística, e está negociando outros projetos nas áreas metalmecânica, educação a distância, entre outros.
Líder mundial no mercado de compressores para refrigeração, a Embraco é uma das empresas que integram a rede e sediará o segundo encontro. A empresa tem metas anuais de redução do consumo de água e energia em seu processo produtivo como parte de sua estratégia de sustentabilidade. As iniciativas contemplam várias ações, entre elas o reuso de água que alcança o percentual de 55% na matriz e de aproximadamente 35% na fundição.
"É muito importante ter parceiros com vasta experiência debruçados em nossos processos, ajudando a descobrir alternativas para alcançar maior eficiência energética nos diversos processos", afirma o gestor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Embraco Brasil, André Alves. O executivo destaca, ainda, que a parceria Senai-Stuttgart vai contribuir para a empresa avançar nas práticas de gestão de resíduos. 

Nenhum comentário: