Dia 22 de abril, dia do Planeta Terra



Uma data duplamente importante para os brasileiros que comemoram o Planeta Terra e o Dia do Descobrimento do Brasil.

Despertar a consciência na população do mundo sobre maneiras de colaborar na preservação do meio ambiente através de simples medidas cotidianas. Esse é o objetivo da criação do Dia do Planeta Terra.

Comemorado no dia 22 de abril, a iniciativa nasceu em em 1970, nos Estados Unidos, quando o senador norte-americano Gaylord Nelson, na época um estudante de Harvard, organizou o primeiro protesto em caráter nacional contra a poluição do planeta. O movimento para discussão e desenvolvimento de projetos sobre o meio ambiente ganhou a cada ano mais países como adeptos, incluindo o Brasil, que aderiu à causa em 1990.

Apesar dos projetos e da boa vontade de alguns em melhorar a vida no planeta, a população da Terra é diretamente responsável pelas alterações na natureza. O homem vem aos poucos destruindo recursos naturais essenciais para a vida. A contaminação dos rios e oceanos, as florestas a cada ano mais desmatadas, o ar mais poluído, o lixo jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. Essas agressões ao meio ambiente ameaçam o equilíbrio da Terra.

O momento é de conscientização. Se cada pessoa tiver consciência da importância das mudanças de atitudes na sua rotina, muita coisa ainda pode mudar. Melhor ainda é ensinar às crianças a respeitar a natureza desde cedo e promover sempre o uso sustentável dos recursos naturais.

Lembre-se do ditado: a união faz a força! ONGs, instituições, empresas, iniciativas públicas e escolas estão se mobilizando, unindo pessoas com um único objetivo: salvar o Planeta Terra. Por isso, faça a sua parte. Ainda há tempo de salvar o nosso planeta para as futuras gerações.

Confira algumas dicas simples que podem fazer muita diferença na preservação do planeta:

- Prefira produtos locais, você economiza na compra e ainda reduz o aquecimento global.

- Cuide do lixo que você produz. Não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente. Faça e incentive a coleta seletiva de lixo.

- Prefira os produtos com embalagens retornáveis e produtos de limpeza biodegradáveis.

- Evite as sacolas plásticas, leve sua própria sacola ecológica para carregar as compras.

- Reduza o lixo e economize papel, só imprima documentos se houver necessidade.

- Aproveite os alimentos por inteiro: polpa, cascas e sementes.

- Apague as luzes e substitua as lâmpadas comuns pelas fluorescentes;

- Desligue todos os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver utilizando. Os aparelhos continuam consumindo energia mesmo depois de desligados.

- Tome banhos mais rápidos e escove os dentes com a torneira fechada.

Aproveite a data que está chegando para mudar os hábitos que você ainda não conseguiu mudar. Faça a sua parte pelo bem do nosso planeta.

Nenhum comentário: