Empresa hoteleira implanta as melhores práticas ambientais no Maranhão















Uma das principais empresas hoteleiras da região Norte e Nordeste do país, o Grupo Solare, que integra a rede nacional Allia Hotels, está implantando projetos inéditos de sustentabilidade nas áreas onde atua, dentro do projeto EcoSolare, iniciado em 2010, e cujo objetivo é promover as melhores práticas ambientais nos hotéis do grupo.

O Gran Solare Lençóis Resort, empreendimento de luxo do Grupo Solare, da rede Allia Hotels, localizado em Barreirinhas, MA, implantou a primeira estação de tratamento de água e esgoto da região, com o objetivo de proteger o meio ambiente em que está inserido – próximo a reservas naturais paradisíacas e ao próprio Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Já o Solare PraiaBella Hotel, em São Luís, foi inaugurado em 2009 com a iniciativa de realizar a coleta seletiva de lixo – o que, além de colaborar para a preservação do meio ambiente, também contribui com diversas comunidades carentes da cidade, que reutilizam os materiais descartados para reciclagem.

Rogério Tavares, presidente do Grupo Solare, que faz parte desde o ano passado da Allia Hotels, a terceira maior rede hoteleira do país, destaca que todos devem estar atentos a esse novo desafio. “Promover as melhores práticas ambientais demanda investimentos constantes, cujos resultados poderão, no futuro, ser imprescindíveis para a manutenção ou não de um determinado empreendimento”, afirma.

O projeto EcoSolare aposta também no desenvolvimento da consciência da responsabilidade individual e coletiva dos colaboradores do grupo, na busca por uma mudança de atitude que gere melhores práticas ambientais. "Nós, hoteleiros, precisamos nos envolver não apenas com os problemas e necessidades internas de nossos empreendimentos, mas também com o meio ambiente e a comunidade que está ao nosso redor", pontua Tavares.

No Brasil há um potencial alto para exploração do turismo sustentável. Ano após ano, mais hotéis, pousadas e resorts são instalados à beira de locais paradisíacos. Mas as ações de preservação do meio ambiente e a conscientização precisam ser disseminadas, segundo Tavares, pois se tornam o melhor produto que se pode oferecer a um hóspede, além de serem essenciais para os investidores dos empreendimentos.

“A consciência do impacto ambiental e a consequente utilização de práticas de educação ambiental nos hotéis asseguram o crescimento responsável cômodo do setor e são garantia futura de grandes retornos econômicos, ambientais e sociais”, conclui Tavares.

Fonte: http://rmai.com.br

Nenhum comentário: