Sustentabilidade ou o fim do negócio


Quando a maioria das pessoas vêem a palavra "recursos", pensam imediatamente nos recursos naturais. Mas para prosperar as empresas precisam, na verdade, de três tipos de recursos: o ambiental (por exemplo, recursos naturais), social (incluindo funcionários, clientes e boa vontade da sociedade em geral) e econômico (dinheiro).
Na verdade, esses três fatores incluem uma definição comum de sustentabilidade empresarial: aumentar a rentabilidade a curto e longo prazo se utilizando de uma gestão holística dos riscos econômicos, sociais e ambientais e as oportunidades.
Esta definição é importante, tanto em tempos de recessão quanto de crescimento econômico, porque os principais impulsionadores da sustentabilidade não se alteram. Os três fatores têm sido o propulsor do sucesso nos negócios desde que a humanidade passou a se empenhar em empreendimentos empresariais.
Embora a sustentabilidade possa parecer contrária à doutrina de maximização do lucro da gestão de uma empresa, este conceito de criação de processos de negócios sustentáveis é cada vez mais visto como uma chave para o sucesso a longo prazo.
As empresas podem trabalhar em direção à sustentabilidade de muitas maneiras, mas para serem verdadeiramente eficazes, as iniciativas de sustentabilidade não podem ficar isoladas. Elas devem transformar a organização como um todo. Isso requer esforços individuais e coordenados de diversos segmentos da sociedade.
Olhe Estrategicamente para a Sustentabilidade
Nike, Coca-Cola, e Nestlé são exemplos de empresas que seguem esta visão estratégica. Elas descobriram que se você não mudar a maneira de operar – e a forma como sua cadeia de abastecimento opera – você está, potencialmente, pondo todo o seu modelo de negócio em risco. Elas sabem que o risco abrange mais do que o risco financeiro. Se uma empresa perde o seu mandato social para fazer negócios, então ela enfrenta tantos riscos quanto enfrentaria se estivesse em dificuldades financeiras.
A Nestlé considera que para continuar fazendo produtos alimentares de altíssima qualidade, isto requer um planeta que possa produzir um fornecimento confiável de produtos naturais. Sua abordagem "Criar Valor Compartilhado" centra-se em áreas específicas das atividades do núcleo de negócios da empresa – a água, nutrição e desenvolvimento rural.
A Coca-Cola tem sido muito agressiva no que tange ao desenvolvimento e proteção da água, tanto para a agricultura, quanto nas comunidades. Apesar de a empresa não possuir fazendas, ela percebe que tem "oportunidades significativas em torno de sua cadeia global de fornecimento para desenvolver e estimular práticas mais sustentáveis em benefício dos fornecedores, clientes e consumidores."
A Nike, que depende fortemente de operações manufatureiras globalmente terceirizadas, está trabalhando para aumentar seu foco em inovações e negócios sustentáveis. Ela está integrando o conceito em suas estratégias de negócios para criar uma abordagem mais sustentável que vise a proporcionar maior retorno aos negócios da empresa, às comunidades, aos operários contratados, aos consumidores e ao planeta.
Quatro passos para o sucesso da sustentabilidade em seu negócio
Ao incorporar a sustentabilidade como parte integrante da estratégia corporativa, é imperativo ter uma visão clara de negócio em um nível que seja muito superior a simplesmente cumprir com os regulamentos. Se você está embarcando em um novo plano de sustentabilidade ou mesmo fazendo ajustes em planos que já estão em seguimento, os quatro passos a seguir podem ajudá-lo a obter maiores impactos a partir de seus esforços:

1. Avalie o seu plano de organização e como você pode incorporar a sustentabilidade de uma forma estratégica e holística. 

Antes de começar a criar uma estratégia é fundamental obter feedback e entender as necessidades de todos os seus stakeholders. Cave fundo até conseguir entender completamente o business case para sustentabilidade de sua empresa. Lembre-se que tal completude deve combinar considerações sociais, ambientais e econômicas. Com esse entendimento, você pode ver onde existem oportunidades para aperfeiçoar. Qualquer plano deve incluir uma visão concreta de como passar da estratégia à execução.

Em uma entrevista ao GreenBiz.com, Peter White, diretor de sustentabilidade global de produtos de consumo da gigante Procter & Gamble, observou que a P&G está desenvolvendo "produtos sustentáveis inovadores" que têm um "impacto ambiental significativamente reduzido se comparados aos produtos alternativos anteriores".

Em 2012, a empresa pretende "desenvolver e comercializar pelo menos US$ 20 bilhões em vendas acumuladas.” Este é um exemplo perfeito de integração da sustentabilidade de forma estratégica em um negócio enquanto se aguarda, ao mesmo tempo, um impulso significativo no bottom line. Ganhar no mercado através de produtos de maior sustentabilidade é um propulsor fundamental para a sustentabilidade.

2. Meça suas atividades empresariais.
Defina uma linha base de suas atividades atuais para que você saiba quando e onde você está melhorando. Inclua sua rede de parceiros e fornecedores no processo de avaliação para aumentar a pegada de seus esforços. Algumas empresas até mesmo incluem seus clientes; com base na utilização e eliminação dos produtos.

Por exemplo, na SAP, um dos nossos objetivos era definir e alcançar uma redução significativa na nossa emissão de gás de efeito estufa (GEE). No entanto, naquele momento nós não fazíamos nenhuma ideia real de qual seria nossa pegada de carbono.

A fim de determinar uma baseline das nossas emissões, em 2008 foi realizado um amplo programa de inventário para medir nossas emissões do ano anterior - 2007. Nós analisamos nosso negócio e as medidas das emissões em todos os três escopos diretos e indiretos. A partir dessas informações extrapolamos um valor para o ano-base 2000, com base na razão de emissões por empregado, conforme identificado no estudo de 2007, multiplicado pelo número de empregados do ano 2000.

3. Tome atitude. Ponha seu plano em prática e avalie cada passo do caminho. Isto inclui o envolvimento dos trabalhadores em programas de engajamento que façam deles parte do esforço.
Continuando o exemplo acima referido, depois de determinarmos nossa base de emissões na SAP elaboramos um plano ambicioso para reduzir as emissões GEE totais da empresa, até 2020, aos níveis encontrados em 2000. Tudo isso cortando nossas emissões quase pela metade a partir dos níveis do ano de 2007. Usamos nosso próprio software de soluções, incluindo o SAP Impacto de Carbono, para medir, relatar e orientar a redução de nossas emissões.
O resultado? Ao trabalhar com os processos envolvendo os empregados e toda a nossa empresa em 2009, fomos capazes de diminuir as emissões em 15%, reduzir o consumo de energia em 7%, e alcançar uma mescla energética que inclui 33% de energia renovável. E havia uma recompensa financeira direta também: quase 90 milhões de Euros (124 milhões dólares USD) em economia!

4. Monitorar e ajustar seu plano constantemente.
Aprenda com sua experiência e procure meios adicionais para alcançar a sustentabilidade em toda a sua organização e ecossistema.

Sustentabilidade significa mover-se para além do mero cumprimento das responsabilidades empresariais e regulamentações governamentais de forma a incorporar o tema como um pilar estratégico de desenvolvimento empresarial. Sustentabilidade simplesmente tem um grande business case – é um bom negócio, permitindo-lhe reduzir os custos de cumprimento, aumentar a produtividade dos recursos, conquistar novos mercados, melhorar a sua marca e atrair e reter o talento de alta qualidade de que sua empresa necessita.

Ao incorporar a sustentabilidade em cada ação como um propulsor de rentabilidade e redutor de riscos, as empresas mais bem administradas podem gerir de forma holística a sustentabilidade através de seus processos empresariais e suas redes de negócios.

O resultado final é um modelo de negócio sustentável, que vai garantir a longevidade de seu negócio. Como notou Catherine Roche, sócia e diretora executiva da Boston Consulting Group, em "O Negócio da Sustentabilidade"; "O verde pode lhe permitir economizar muito dinheiro – e não daqui a dois ou três anos, mas agora."

Peter Graf (Ph.D., gestor de sustentabilidade e vice-presidente executivo de soluções de sustentabilidade da SAP AG. Ele é responsável pelo desenvolvimento de soluções sustentáveis que atendam melhor as necessidades dos clientes globais da SAP, além de conduzir operações sustentáveis no SAP).
Fonte: Agenda Sustentável (http://www.agendasustentavel.com.br)

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