Natura, Petrobras e Bradesco figuram entre as cem empresas mais sustentáveis do mundo













O ranking anual das cem empresas mais sustentáveis do mundo, feito pela canadense Corporate Knights teve recentemente a sua 7º edição publicada. Três empresas brasileiras foram ranqueadas: a Natura, na 66ª posição, a Petrobras, na 88ª e o Bradesco em 91º.
Conforme informações publicadas na revista americana Forbes, os critérios utilizados na avaliação empresarial foram: questões ambientais, como o cuidado com a energia, situação financeira, transparência, relações sociais, pagamento de impostos e liderança empresarial.
A empresa considerada pela pesquisa como a mais sustentável foi a norueguesa Statoil, do setor energético, que se dedica à exploração de óleo e gás. Mesmo exercendo uma atividade que pode ter muitos impactos ambientais negativos a empresa conseguiu se redimir graças à sua eficiência na produtividade hídrica e também por possuir uma liderança compartilhada que traz benefícios financeiros ao país.
Em segundo lugar ficou a americana Johnson & Johnson. A quarta colocação foi ocupada pela finlandesa Nokia. Outros destaques ficaram por conta da Intel (EUA) e General Eletric, que um há um ano liderava a lista, mas teve uma queda brusca no relatório de 2011. Seus investimentos resultaram em produção de carbono e energia e o resultado disso foi uma amarga 11ª colocação.
A Natura, com a melhor colocação entre as brasileiras é exemplo nacional por sua preocupação com as causas ambientais e também sociais, que são refletidas em suas ações empresariais. A Petrobras, assim como a líder do ranking, pode despertar dúvidas por trabalhar na extração de petróleo e, mais recentemente, com o pré-sal. No entanto, a estatal brasileira também investe em diversas ações socioambientais que demonstram a procura pela sustentabilidade por parte da empresa.
O Bradesco, que carrega consigo o slogan “banco do planeta”, foi a única instituição financeira brasileira a figurar entre as empresas mais sustentáveis do mundo. A companhia possui fortes investimentos educacionais e esportivos, além de ações socioambientais e voltados à inclusão social em todas as regiões do Brasil.
O ranking teve empresas de 22 países e o Japão foi o que mais se destacou com 19 instituições ranqueadas, 14 a mais do que em 2010. Com informações da Época Negócios.
Confira o Ranking das Empresas mais Sustentáveis do Mundo:



Nenhum comentário: