Femade 2011 vai apresentar novas tecnologias para transformação de madeira

Visitantes também poderão participar de rodada de negócios e discussões com especialistas em pinus 
 
 


A Feira Internacional da Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal – FEMADE 2011, que será realizada de 13 a 16 de setembro, em Pinhais (PR), vai reunir os principais fabricantes de máquinas e equipamentos para a transformação da madeira. O objetivo do evento, que passa a ocorrer apenas nos anos ímpares, é fomentar novos negócios, permitir a troca de experiências entre indústria de madeira e fornecedores, assim como promover o diálogo entre os profissionais que compõem a cadeia produtiva.

O pavilhão do Expotrade vai receber as últimas novidades em máquinas, equipamentos, ferramentas e acessórios para transporte, logística e sistemas de armazenamento de informação. Além disso, será possível conhecer o que há de novo para o reaproveitamento de resíduos de madeira e geração de energia e sistemas de secagem de madeira serrada. A indústria moveleira também vai estar representada por expositores com equipamentos para a produção industrial de móveis e sistemas de automação.

Negócios e Capacitação

Além de todo o espaço de convívio dos estandes e exposição dos produtos, os participantes da feira terão mais uma oportunidade para efetivar novos negócios durante a FEMADE 2011. Na 5ª Rodada Internacional de Negócios, empresários brasileiros e importadores poderão negociar diretamente. O foco das rodadas estará em máquinas para a indústria da madeira e nos produtos de madeira de maior valor agregado. Na última edição, a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), que organizou a Machine Business com o apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), registrou mais de 30 reuniões, com a presença de 16 empresas vendedoras e quatro compradores (Argentina, Colômbia, Guatemala e Peru). Já a Wood Business, organizada pela Hannover Fairs Sulamérica, registrou mais de 50 reuniões, com a participação de empresas brasileiras e de países, como Alemanha, Argentina, China, França, Itália e Turquia.

Outros eventos fazem parte da programação da FEMADE 2011. Em sua segunda edição, o ExpoMarcenaria vai permitir que profissionais da marcenaria ampliem conhecimentos e técnicas sobre as últimas novidades para o segmento. Técnicos do Senai/Cetman farão palestras de treinamento e qualificação de mão de obra.

Já o 3° Congresso Internacional do Pinus irá promover o debate sobre temas como evolução tecnológica do cultivo da espécie, participação no mercado nacional e internacional e a relação entre oferta e demanda de políticas de incentivo e investimento. Dados do setor apontam que são previstos investimentos de US$ 20 bilhões nos próximos sete anos na base florestal e na construção de novas fábricas para elevar a produção de celulose e madeira no país.

Resultados
A última edição da FEMADE, realizada em 2010, recebeu mais de 8 mil visitantes, provenientes de 16 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Equador, Finlândia, França, Itália, México, Peru, Portugal, Taiwan, Turquia e Uruguai, além de representantes de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A Hannover Fairs Sulamérica, organizadora da feira, registrou na edição 2010 um crescimento de 44% no número de expositores em relação à edição de 2008. As companhias internacionais também representavam apenas 4,5% dos expositores há quatro anos, sendo que este número saltou para 30%. “Asiáticos, europeus e latino-americanos desejam investir no Brasil, em especial, no mercado de madeira e móveis. Muitos deles apostam na FEMADE para prospectar esse mercado”, afirma o diretor da empresa organizadora, Constantino Baümle.

Apoio
O evento já conta com o apoio das principais entidades representativas do setor madeireiro, entre elas: Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), Associação Brasileira dos Produtores de Formol e Derivados (Abraf), Associação Nacional dos Produtores de Pisos de Madeira (ANPM), Associação Paranaense dos Atacadistas e Varejistas de Produtos para Marcenaria (Apam), Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov), Sindimadeiras – SC. Há ainda uma parceria com o Sebrae-PR, a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef), Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura (Sbag), Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN), (Instituto de Comércio Exterior do Paraná (Cexpar) e Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabio).

Serviço:

FEMADE 2011
Data: de 13 a 16 de setembro de 2011
Local: Expotrade Convention Center – Pinhais – PR – www.expotrade.com.br
Promoção: Abimaq – associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
Realização/Organização: Hannover Fairs Sulamérica
Mais informações: www.feirafemade.com.br
Fone: + 55 41 3027.6707

Nenhum comentário: